Primavera do Amor reúne 100 casais em casamento comunitário na Concha Acústica

Primavera do Amor reúne 100 casais em casamento comunitário na Concha Acústica

Na 3ª edição de 2025, programa da Sejus-DF oficializou uniões gratuitamente, com direito a cerimônia, recepção e toda a estrutura preparada …

Na 3ª edição de 2025, programa da Sejus-DF oficializou uniões gratuitamente, com direito a cerimônia, recepção e toda a estrutura preparada pelo GDF

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O entardecer deste domingo (14) marcou a celebração de 100 uniões na 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, realizada na Concha Acústica do Lago Paranoá. Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento teve como tema Primavera do Amor e ofereceu a estrutura completa para os noivos, incluindo decoração, trajes, maquiagem, bolo e até recepção com convidados.

A cerimônia contou com passarela de tapete vermelho, flores, palco para o enlace oficial e espaço para brinde e fotos. A novidade desta edição foi a recepção montada para familiares e amigos, com bolo, refrigerante, salgadinhos e frutas, graças ao apoio de voluntários e parceiros. “Agora, além da cerimônia, oferecemos a recepção. Todos puderam celebrar esse momento especial em um ambiente acolhedor”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do projeto: “O Casamento Comunitário é o símbolo do amor e também da colaboração. Ver um sonho sendo realizado não tem preço”.

Histórias de amor emocionaram os presentes. A manicure Lauana de Carvalho, 49 anos, e o auxiliar de cozinha Francisco de Carvalho, 40, oficializaram uma relação de mais de 10 anos. “Tivemos essa oportunidade e abraçamos para viver feliz para sempre”, disse a noiva. Já Francisco destacou a relevância da iniciativa: “Viabiliza que pessoas de baixa renda tenham a chance de casar e ser feliz”.

O evento também reuniu casais que decidiram recomeçar. A autônoma Soraia Nery, 52 anos, casou-se novamente e elogiou a diversidade do projeto: “Aqui tem gente de todas as idades e realidades. É economia, mas também é inclusão”.

Instituído em 2021, o Programa Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de mil casais no DF, cobrindo taxas cartoriais e fornecendo toda a estrutura sem custo. Só em 2025, já foram três cerimônias: a primeira em março, no Pontão do Lago Sul, e outras duas na Concha Acústica. A última edição do ano será em 7 de dezembro.

As inscrições para participar estão abertas em unidades da Praça dos Direitos, do programa Na Hora e do GDF Mais Perto do Cidadão. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada, com análise da documentação.

Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *