Moraes autoriza visita de Tarcísio a Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta segunda-feira (15/9), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), realize uma visita, na terça-feira (16/9), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar em Brasília.
A solicitiação de autorização para a visita foi feita pelos advogados de Bolsonaro nesta segunda. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o último dia 4 de agosto. A restrição de liberdade foi determinada por Moraes sob o argumento de que o ex-chefe da nação teria descumprido medidas cautelares.
A prisão domiciliar foi determinada no âmbito do inquérito 4.995, que apura a suposta atuação de Bolsonaro e do filho dele Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) para coagir autoridades no Brasil. A suposta tentativa de coação teria por objetivo atrapalhar o andamento da Ação Penal 2.668, que resultou na condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão, além de outros sete réus no mesmo processo, mas com penas diferentes.
A Ação Penal 2.668 trata da tentativa de golpe realizada no Brasil para impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomasse posse em 2023.
Tarcísio encontrará Bolsonaro após o ex-presidente ter passado por exames no domingo (14/9) em Brasília, quando foi diagnosticado com pneumonia e anemia. A ida ao hospital foi dias após a condenação pela Primeira Turma do STF, na quinta-feira (11/9).
Articulação
O governador de São Paulo esteve em Brasília nos últimos dias. Ele esteve em meio a várias reuniões com o intuito de articular o caminho para a aprovação de um projeto de anistia. O texto concederia perdão aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e aos réus da tentativa de golpe de Estado.
No momento, há pressão da oposição sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) para que o assunto entre na pauta da Casa. Por outro lado, o governo pressiona para que o tema não vá adiante.