Sede do Game Jam Plus, Brasília se consolida como polo de games

Brasília se prepara para mais um marco como um dos principais polos de desenvolvimento de jogos eletrônicos do país. No dia 18 de setembro, o Brasília Game Hub será o palco do lançamento da 10ª edição da Game Jam Plus (GJ+). O evento, que em 2025 se consolidou como a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo, com foco em negócios, passou a ser também um projeto do Instituto Conecta. A celebração contará com mostra de jogos, cerimônia de abertura e um café de networking.
A escolha de Brasília para sediar o lançamento não é por acaso. A capital federal tem se destacado no cenário nacional, impulsionada por iniciativas como o próprio Brasília Game Hub, projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), que visa transformar a região em um polo estratégico para o setor.
“Assumir a Game Jam Plus em 2025, ano em que se torna a maior do mundo, é um passo natural para o Instituto Conecta. Nosso objetivo é fortalecer ecossistemas de inovação, e a GJ+ é a plataforma perfeita para transformar a paixão por games em negócios de impacto global. Brasília, com seu crescente polo de desenvolvimento, é o cenário ideal para lançar esta nova fase”, afirma o presidente do Instituto Conecta, Eduardo Moreira.
O Brasil é hoje o maior mercado de games da América Latina e o 10º do mundo, com uma receita que alcançou US$ 2,6 bilhões em 2023. A projeção é chegar a US$ 3,5 bilhões até 2025.
De maratona à vitrine global oficial da IGDA
A Game Jam Plus é mais do que uma competição, é um movimento global que, ao longo de sua história, já reuniu mais de 14 mil participantes em mais de 50 países. Reforçando o prestígio internacional, a Game Jam Plus tornou-se a game jam oficial da IGDA (International Game Developers Association), a maior associação de desenvolvedores de jogos do mundo.
Ian Rochlin, fundador da GameJamPlus, reflete sobre o legado do evento: “É incrível acompanhar o crescimento de todas as pessoas que já passaram pela GameJamPlus. Muitos estúdios nasceram em nossa competição, o que está proporcionando que centenas de pessoas pelo mundo possam viver trabalhando com o que amam. Esse é nosso principal objetivo: transformar jogos em negócios, para que a vida das pessoas seja também transformada”.
O potencial do evento é comprovado por casos de sucesso como Celeste e Goat Simulator, jogos aclamados que nasceram como protótipos em game jams. Consolidando a posição de Brasília no cenário global, a cidade sediou em junho de 2025 a Grande Final da edição 2024/2025, reunindo finalistas e investidores de diversos países.
Brasília Game Hub (BGH)
O BGH, local que sediará o lançamento da 10ª edição da GJ+, é um hub completo de desenvolvimento de jogos no Distrito Federal, com programas de incubação, aceleração e publicação. Seu objetivo é posicionar Brasília como um polo estratégico no setor de jogos digitais, atuando em todas as etapas da cadeia produtiva.
A estrutura do hub inclui hackathons, capacitações, incubadora, aceleradora, rodadas de negócios e até a criação de uma publisher própria, voltada a apoiar a inserção dos jogos locais no mercado global.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Rafael Vitorino, destaca que a indústria de games envolve muito mais do que a criação de jogos. “Esse mercado reúne atividades como programação, design gráfico, roteirização, sonorização e gestão de projetos. O apoio da Secti ao Brasília Game Hub fortalece esse ambiente e prepara os jovens para um mercado em plena expansão”, afirmou.
Programação estendida com workshops
A programação não se limita à cerimônia. No dia 19 de setembro, haverá um ciclo de workshops gratuitos:
- 14h — Como pensar um jogo com foco em negócios?
- 16h — Narrativas e mecânicas: criando experiências envolventes
- 18h — Como fazer um protótipo de jogo em 48 horas?
Lançamento da 10ª edição da Game Jam Plus
Data: 18 de setembro
Horário: 17h às 21h
Local: Brasília Game Hub (CLN 305 Bloco C)
*Com informações da Secti-DF
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Secti