De Nova York a Londres em 3h: conheça o avião supersônico X-59; vídeo

O X-59, avião supersônico da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), será capaz de reduzir para três horas de duração o voo entre Nova York (EUA) e Londres, na Inglaterra. A aeronave “silenciosa” é peça central da missão Quest da Nasa, projeto que visa minimizar o estrondo sonoro dos veículos aéreos a um “baque” mais discreto. O sistema da aeronave passou por 200 dias de ajustes e o voo inaugural será em breve.
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Com 30,4 metros de comprimento e 9 metros de envergadura, o avião visa reduzir o tempo de viagem entre Nova York e Londres para três horas e 44 minutos, em comparação com as atuais sete ou oito horas, diminuindo o trajeto a mais da metade do tempo. Após os testes, a expectativa é que o X-59 voe mais alto e mais rápido, a ponto de ultrapassar a velocidade do som.
Em 10 de julho, os pilotos da instituição iniciaram testes no protótipo do X-59, que verificam o deslocamento da aeronave no solo usando a própria energia, para ir de um ponto a outro no aeroporto. A avaliação foi monitorada por engenheiros e tripulações de voo para validar sistemas críticos como direção e frenagem.
Nas próximas semanas, a aeronave aumentará gradativamente a velocidade, o que irá exigir que o avião inicie o voo um pouco antes do ponto de decolagem. Os dados sonoros do X-59 serão compartilhados com reguladores dos EUA e internacionais para informar o estabelecimento de novos limites de ruído aceitáveis.
Voo inaugural e mais detalhes sobre o X-59
O primeiro voo será um loop em baixa altitude, a cerca de 385 km/h. A próxima fase de testes de voo será focada na verificação da aeronavegabilidade e segurança da aeronave.
“Registramos 60 fluxos diferentes de dados com mais de 20.000 parâmetros a bordo”. “Antes mesmo da decolagem, é reconfortante saber que o sistema já passou por mais de 200 dias de trabalho”, disse Shedrick Bessent, engenheiro de instrumentação do X-59 da Nasa.
Dados de sensores de bordo, informações aviônicas, transmissão de áudio e vídeo serão supervisionados pela Nasa durante toda vida útil da aeronave por meio do Sistema de Instrumentação de Teste de Voo (FTIS). Por meio de testes em solo e avaliações do sistema, o sistema já gerou mais de 8 mil arquivos ao longo de 237 dias de gravação
As baterias de bordo darão suporte aos sistemas hidráulico e elétrico do X-59, enquanto as baterias térmicas acionam a bomba elétrica que irá alimentar a parte hidráulica da aeronave. O motor é auxiliado por um sistema de reinicialização de emergência que utiliza hidrazina.