Papa Leão XIV destitui diácono italiano condenado por pedofilia
O papa Leão XIV destituiu o diácono italiano condenado por pedofilia, Alessandro Frateschi. em um decisão que não cabe recursos ou apelações. A decisão foi divulgada na terça-feira (17/9) pela diocese de Latina-Terracina-Sezze-Priverno.
“Esta manhã, na prisão de Latina, o diácono permanente Alessandro Frateschi foi notificado de sua demissão do clero por decisão direta do Papa Leão XIV. Este decreto de condenação é irrecorrível”, disse um trecho do comunicado da diocese italiana, localizada na região de Lácio, no centro da Itália.
Frateschi foi condenado por pedofilia no último ano. Ele é acusado de abusar sexualmente de três menores de idade, entre 2018 e 2023.
Leia também
-
Mundo
Papa Leão XIV critica altos salários de CEOs e menciona Elon Musk
-
Mundo
Em celebração, papa Leão XIV lembra luta de Dorothy Stang na Amazônia
-
Mundo
Papa Leão XIV completa 70 anos e deixa mensagem aos fiéis
-
Mundo
Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, 1º santo da geração millennial
Três das crianças, apontou a investigação, eram alunos do diácono em uma escola secundária na diocese onde o religioso dava aulas de religião católica.
Com o afastamento, o Frateschi — que cumpre pena de 12 anos em uma prisão local — não poderá mais falar em nome da Igreja Católica, ocupar cargos nem lecionar disciplinas religiosas em instituições católicas.