Enviada da COP30: saiba o que Janja vai fazer em Nova York

A primeira-dama Janja Lula Silva iniciou, nesta quinta-feira (18/9), uma série de agendas em Nova York, nos Estados Unidos, relacionadas ao meio ambiente e à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A socióloga viajou como Enviada Especial para Mulheres da Conferência das Partes, a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Ao longo de sete dias, ela terá atividades relacionadas ao posto, mas também acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agendas.

A primeira-dama chegou a Nova York na quarta, em avião da FAB que vai antes para preparar a viagem presidencial. Nesta quinta, ela terá uma reunião de trabalho sobre transversalização da conexão de gênero-clima para a COP30, a convite da ex-secretária executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática Patricia Espinosa. Pela manhã, participou de forma on-line da 2ª Cúpula da Coalizão Global da Alimentação Escolar.

Leia também
  • Paulo Cappelli

    Michelle Bolsonaro rebate Janja após fala sobre “ética”
  • Brasil

    Após condenação de Bolsonaro, Janja posta meme de Nazaré: “Bom dia!”
  • Brasil

    Vídeo: Lula ganha coração coreano em 7 de setembro e Janja explica gesto
  • Brasil

    Lula parabeniza Janja por aniversário de 59 anos: “Sempre ao meu lado”

Veja mais detalhes da agenda da primeira-dama em Nova York:

  • Sexta-feira (19/9): Janja participa do Balanço Ético Global – América do Norte, iniciativa que reúne lideranças e agentes da sociedade civil para debater ética e justiça relacionados à questão climática.
  • Segunda (22/9): Acompanha Lula na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados. Também participa do Women Rise for All Lunch [almoço “Mulheres se Levantam por Todos”, em tradução livre]. O encontro foi convocado pela secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed.
  • Ainda na segunda, Janja tem reuniões com as enviadas especiais Denise Dora e Jurema Werneck, para Direitos Humanos e Transição Justa e Igualdade Racial e Periferias, respectivamente. À noite, participa de um jantar com enviados especiais da COP30.
  • Terça-feira (23/9): Acompanha o presidente Lula na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU e na reunião sobre o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Depois, participa da abertura da Reunião de Alto Nível: Merenda Escolar Regenerativa para as Pessoas e o Planeta, promovido pela Fundação Rockefeller.
  • Quarta-feira (24/9): Estará presente no café da manhã Ministerial de Alto Nível para Campeões da Nutrição. A iniciativa reunirá lideranças na área de alimentação e nutrição para discutir os desafios para superar a fome global e a desnutrição infantil.
  • No mesmo dia, acompanha Lula na reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos” e na sessão especial em homenagem ao ex-Presidente do Uruguai Pepe Mujica.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *