GPS de avião com ministra espanhola é bloqueado em região russa

Um avião militar espanhol que transportava a ministra da Defesa, Margarita Robles, sofreu interferência no sistema de GPS, na manhã desta quarta-feira (24/9), enquanto sobrevoava a região russa de Kaliningrado, separada do restante do país e localizada entre a Lituânia e a Polônia, informou o Ministério da Defesa da Espanha.

Além da ministra, viajavam no avião familiares de pilotos espanhóis que participam da nova missão de defesa aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em sua fronteira oriental, criada após a Polônia derrubar drones que violaram o espaço aéreo.

O contingente espanhol, batizado de missão Vilkas (“lobo”, em lituano), interceptou oito aeronaves russas sobre o Mar Báltico na semana passada, segundo nota oficial.

Robles tinha na agenda uma reunião bilateral com a ministra da Defesa da Lituânia, Dovile Sakaliene, durante visita à base aérea de Siauliai nesta quarta.

Leia também
  • Brasil

    Lula busca apoio de premiê da Espanha para fechar acordo Mercosul-UE
  • Mundo

    Espanha acusa Israel de “exterminar” palestinos e anuncia medidas
  • Mundo

    Espanha prende hackers pró-Rússia por ataques a países da Otan
  • Mundo

    Europa falha em resposta à guerra em Gaza, afirma premiê espanhol

O episódio ocorre semanas após um incidente semelhante: em 31 de agosto, o GPS de um avião que levava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também foi bloqueado durante viagem à Bulgária. Autoridades locais atribuíram a falha a possível interferência russa.

Estônia e Finlândia acusaram Moscou de atrapalhar sistemas de navegação na região, o que o governo russo nega. Apesar disso, especialistas lembram que aviões modernos contam com múltiplos sensores para determinar posição e rota, reduzindo os riscos.

Um capitão que estava no voo com Robles afirmou, segundo o jornal espanhol La Nación, que incidentes desse tipo são frequentes próximos a Kaliningrado e que a aeronave também pode recorrer a satélites militares para navegação.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *