MP aciona a Justiça para recuperar imóvel onde morou Machado de Assis

Para conter a degradação do sobrado onde morou Machado de Assis, na Rua dos Andradas, 147, no centro do Rio de Janeiro, uma ação civil pública foi aberta pela Primeira Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, vinculada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

De acordo com o órgão, a iniciativa “tem como objetivo impedir a consumação de novos danos ao bem histórico e exigir a restauração integral de sua fachada, cobertura e volumetria [componentes da edificação].”

A ação cita a Prefeitura do Rio e o atual proprietário do imóvel, que, conforme o MP, utiliza a área do terreno para estacionamento rotativo.

Leia também
  • Brasil

    Moraes cita Machado de Assis e Lincoln ao defender soberania nacional
  • Tácio Lorran

    Moraes cita até Machado de Assis em decisão sobre Bolsonaro. Veja
  • Distrito Federal

    Biblioteca da UnB promove concurso de sósias de Machado de Assis
  • Celebridades

    Felipe Neto faz foto dentro de caixão em homenagem a Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) morou no endereço por dois anos, entre 1869 e 1871 — pouco antes de publicar o primeiro romance, Ressurreição. A antiga casa do escritor é reconhecida como Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) e tombada por decreto municipal.

O MP quer que a prefeitura e o proprietário “adotem medidas emergenciais para garantir a segurança estrutural, limpeza, conservação, guarda, reparação e restauração integral futura da edificação.”

A ação civil será julgada pela 15ª Vara de Fazenda Pública da Capital. Em caso de descumprimento de decisão judicial, a Promotoria pede que seja aplicada multa diária de R$ 10 mil tanto à prefeitura quanto ao proprietário.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *