Cardiologista explica problema de Hugo Hoyama, lenda do tênis de mesa

O ex-mesatenista Hugo Hoyama, de 56 anos, passou por cirurgia no coração após ter sofrido um infarto. Ele está internado desde o dia 12 de setembro, no Hospital do Coração, em São Paulo. Ao Metrópoles, o médico cardiologista do Hospital Eisten, Dr. Pedro Lemos, explicou sobre o infarto agudo do miocárdio e seu tratamento.
“Pode acontecer de surgir nesses vasos sanguíneos uma placa de gordura, placa aterosclerótica. Por vezes, nesta placa pode se juntar abruptamente, se formar um coágulo, é um trombo. O coágulo ele se forma, como eu disse, abruptamente. Então, quando isso acontece, ocorre a interrupção da passagem do sangue para uma determinada região do coração. É o infarto.”, iniciou Pedro Lemos.
“Então, o infarto acontece quando subitamente há uma obstrução da passagem do fluxo de sangue para uma determinada região, causada por um coágulo que se forma em cima de uma placa nas artérias coronarianas. O tratamento para isso é a desobstrução imediata. Quanto mais cedo nós pudermos desobstruir, melhor é”, explicou o médico cardiologista.
Como funciona o tratamento?
“Um através de medicações que dissolvem o coágulo. São medicações endovenosas, mas o ideal é que a gente leve para o laboratório de cateterismo cardíaco para desobstruir imediatamente, de maneira mecânica, passagem de sangue, e restabelecer a passagem de sangue por ali. Através do estente feito no cateterismo durante o infarto. É a revascularização, né? O vaso sanguíneo estava obstruído e nós vamos revascularizar esta região. O tratamento do infarto é este, né? Esse é o tratamento ideal”.
“O que acontece é que tem pessoas que muitas vezes tem esse ponto obstruído com coágulos, a gente faz o cateterismo e há outros pontos de obstrução também, que ainda não tem coágulo. Então muitas vezes no mesmo procedimento ou em um outro procedimento, por vezes da mesma internação, há necessidade de revascularizar também outras regiões que já estavam começando a obstrução, já tinham obstrução, mas ainda não tinham coágulo, né? Não eram as lesões responsáveis pelo infarto, mas já estavam ali”.
Carreira
Com 10 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, Hugo Hoyama é o mesa-tenista com maior número de conquistas na competição. Além disso, possui uma prata e quatro bronzes. O ex-mesatenista disputou seis Olimpíadas: 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012.
A melhor posição de Hugo Hoyama em Jogos Olímpicos foi em 1996, quando conquistou o 9º lugar. Ele venceu o campeão mundial Jorgen Persson, da Suécia, mas acabou eliminado nas oitavas de final para Petr Korbel, da Republica Tcheca.