Documento revela pedido dos EUA para Brasil cobrar democracia em Cuba
O governo dos Estados Unidos, então comandado pelo presidente democrata Bill Clinton, pediu que o Brasil pressionasse Cuba na década de 1990 por democracia. A informação consta em um telegrama secreto, desclassificado recentemente pelo Ministério das Relações Exteriores.
Era 1998 quando o então chanceler do Brasil, Luiz Felipe Lampreia, conversou com a secretária da Estado dos EUA, Madeleine Albright. A informação consta no relatório obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo projeto Don’t LAI to me, da organização Fiquem Sabendo.
Leia também
-
Mundo
Ex-Pantera Negra procurada pelo FBI morre em Cuba aos 78 anos
-
Mundo
Rússia defende fim imediato do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba
-
Mundo
Navio de guerra dos EUA chega a Cuba em meio a ameaças de Trump
-
Igor Gadelha
Servidor alvo de Trump visitou Cuba pelo governo em 2014
No telefonema, a responsável pela diplomacia norte-americana pediu que o brasileiro aproveitasse uma viagem a Cuba, em maio de 1998, para “falar sobre os temas da democracia e dos direitos humanos” no país governado por Fidel Castro.
Além disso, a secretária de Estado norte-americana ainda fez pressões sobre a possível reintegração de Cuba na Organização dos Estados Americanos (OEA) — o que aconteceu apenas em 2009.
“Albright expressou inquietação com a possibilidade de que se esteja articulando, para a próxima Assembleia Geral da OEA, que se realizara entre 1 e 3 de junho, algum movimento com vistas a reintegração de Cuba ao seio da organização, o que seria inaceitável para os EUA”, disse o relatório do ministro Lampreia.