Planalto se pronuncia sobre problema técnico em avião de Lula
O Palácio do Planalto divulgou uma nota, nesta sexta-feira (3/10), em que traz detalhes sobre o problema técnico que atingiu uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua delegação. O episódio ocorreu durante viagem do petista ao Pará nessa quinta-feira (2/10).
O avião, modelo C-105 Amazonas da FAB, decolaria com destino a Breves, no Arquipélago do Marajó, no Pará. Segundo o comunicado, o problema técnico-operacional ocorreu ainda em solo, durante os procedimentos de acionamento dos motores.
“Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais). O modelo utilizado foi um C-97 Brasília”, diz a nota.
Ainda segundo o Planalto, o C-105 Amazonas não faz parte da frota presidencial, mas foi escolhido por conta das condições da pista do município de destino.
“O avião é usado com frequência para transporte de tropas e cargas, além do deslocamento do presidente quando é necessário pousar em pistas curtas”, esclareceu a presidência.
Por fim, a nota informa que “o voo foi realizado normalmente e o presidente cumpriu toda a agenda prevista em Breves em segurança e sem alterações no roteiro”.

