Corredor secreto de imperadores no Coliseu abre ao público pela 1ª vez
A passagem de Cômodo, na entrada real do Coliseu, está sendo aberta pela primeira vez ao público desde que recuperou completamente as superfícies antigas do local.
O corredor secreto fica na Itália, em Roma, e é reconhecido historicamente por ser um caminho usado pelos imperadores à época, para acessar, de forma anônima, a tribuna principal do Anfiteatro Flaviano. A restauração do local foi realizada no período de outubro de 2024 a setembro de 2025, e a inauguração ocorreu nessa terça-feira (7/10).
Leia também
-
Ciência
Império romano: novo fóssil revela lutas de ursos contra gladiadores
-
Ciência
Cientistas descobrem evidências de gladiador morto por leão em combate
-
Ciência
Poluição do ar no império romano pode ter baixado o QI dos europeus
De acordo com a Ansa, agência de notícias da Itália, a passagem recebe esse nome devido ao imperador Cômodo, que era apaixonado pelas batalhas de gladiadores e morreu próximo ao corredor, na entrada real do Coliseu.
A porta de entrada para a Passagem de Cômodo representa o ponto histórico do monumento e foi aberta após o governo italiano, durante anos, manter a conservação das paredes revestidas de mármore, onde ainda é possível ver vestígios dos grampos metálicos que sustentavam as lajes, que agora foram substituídos por gesso pintado com paisagens.
Além disso, manutenções feitas no estuque da abóbada (um tipo de teto curvo) mostram cenas mitológicas relacionadas aos espetáculos de arena. A Passagem de Cômodo também simboliza um marco na restauração do Parque Arqueológico do Coliseu, e é exposto a público pela primeira vez com estruturas acessíveis.
Barreiras arquitetônicas foram removidas com o auxílio de uma escada retrátil, proporcionando novas estruturas com degraus e escadas para a passagem dos turistas.
Além disso, um mapa tátil para leitura de imagens dos estuques e a produção de um vídeo que reconstrói a iconografia reforçam a ideia de acessibilidade que o governo propôs na abertura do local.
Atualmente, apenas 30 metros da passagem estão abertos aos visitantes. A segunda parte do caminho secreto deve ser inaugurada até 2026, e os turistas poderão observar ao vivo o trabalho das obras por meio de uma janela de vidro com vista para o canteiro da reforma.

