Apagão: Aneel fará inspeção na subestação que pegou fogo no Paraná

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta terça-feira (14/10), que fará uma inspeção na subestação Bateias, localizada no Paraná, onde teve origem o incêndio que resultou em um apagão em 13 estados e no Distrito Federal durante a madrugada.

O órgão informou que a fiscalização será feita ainda hoje, para realizar a inspeção na “subestação afetada e averiguar as causas da interrupção”. Além disso, processos para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos serão instaurados.

Estados de todas as regiões do país foram afetados. O Ministério das Minas e Energia ainda não confirmou, mas há relatos de que os apagões, que duraram entre cerca de 10 minutos e uma hora, atingiram São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá, além do Distrito Federal.

As regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o fornecimento restabelecido em até 1h30 após a interrupção, e as cargas da região Sul retornaram cerca de 2h30 depois do ocorrido, conforme informado pela Aneel.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, também nesta terça, que o apagão não ocorreu por “falta de energia”.

Leia também
  • São Paulo

    Apagão afeta abastecimento de água na capital e Grande SP, diz Sabesp
  • Esportes

    Apagão: Brasil toma três gols em 19 minutos e leva virada do Japão
  • Brasil

    “Apagão não foi por falta de energia”, diz ministro Alexandre Silveira
  • São Paulo

    Apagão nacional afetou mais de 1,6 milhão de imóveis em São Paulo

Segundo Silveira, a causa foi uma “falha elétrica”, e, segundo ele, 100% dos estados tiveram o fornecimento restabelecido.

Mais cedo, o ministério informou, em nota, que um incêndio em uma subestação no Paraná causou apagão em estados de todas as regiões e no Distrito Federal.

O órgão afirmou que a subestação desconectou as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, “ocasionando contingência severa”, mas que o fornecimento foi restabelecido de maneira controlada.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *