Comissão da Câmara convoca Lewandowski após ministro faltar audiência
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após ele faltar audiência em que era esperado, nesta terça-feira (21/10).
A comissão é presidida pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), um dos principais opositores do governo. Quando um ministro é convocado, ele é obrigado a comparecer e, em caso de ausência injustificada, pode ser conduzido coercitivamente.
Ao Metrópoles, Bilynskyj afirmou que ofereceu ao ministro duas possíveis datas para a audiência: 28 de outubro ou 4 de novembro.
Segundo o parlamentar, Lewandowski avisou na segunda-feira (20/10), à tarde, que não compareceria à comissão, sem apresentar justificativa.
Leia também
-
Brasil
Comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Lula
-
São Paulo
Decisão de ministra pode tirar cientista de vaga de Boulos na Câmara
-
Brasil
Motta anuncia pacote de pautas populares após desgastes da Câmara
-
Igor Gadelha
Irritação da Câmara: governo pagou apenas metade das “emendas Pix”
A comissão apresentou, ao todo, 15 requerimentos de convocação do ministro. Entre os pedidos, Lewandowski foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a escolta de um policial federal ao ex-chefe da Procuradoria Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, alvo da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, além de outros assuntos relacionados ao Ministério da Justiça.

