Ações de empresas argentinas disparam após vitória de Milei em eleição

Ações de empresas argentinas disparam após vitória de Milei em eleição

A vitória da coalizão do presidente da Argentina, Javier Milei, nas eleições legislativas do país, nesse domingo (26/10), levaram a uma disparada no valor das ações de algumas das principais empresas do país.

A reação positiva dos mercados começou poucos minutos depois da confirmação do triunfo dos aliados de Milei no pleito.

Ações disparam

As ações de empresas argentinas com cotas no exterior registraram forte alta no chamado “overnight” – o intervalo entre o fechamento do pregão da Bolsa de Valores e a reabertura na sessão seguinte, além dos mercados globais que seguem ativos.

A estatal de energia YPF, maior produtora de petróleo da Argentina, avançou 12% após o anúncio da vitória da coalizão de Milei nas eleições.

O setor financeiro também reagiu positivamente aos resultados eleitorais favoráveis ao atual governo. O Banco Galicia teve ganhos de 13%, enquanto o Banco Supervielle subiu 16%.

Logo depois do fechamento das urnas no país, quando ficou claro que o partido de Milei, o La Libertad Avanza, havia obtido a maioria dos votos, o dólar cripto caiu 137 pesos em pouco mais de dez minutos, alcançando 1.420 pesos, ante 1.551 da última sexta-feira (24/10).

A cotação de 1.515 pesos era maior do que a banda estipulada pelo governo argentino, que varia entre 1,4 mil e 1,5 mil pesos.

Títulos da dívida sobem

Já os títulos da dívida pública da Argentina também registraram forte alta na madrugada desta segunda-feira (27/10). Os papéis com vencimento em 2035, que estão entre os mais negociados, eram cotados a 70,34 centavos de dólar, uma alta de mais de 13 centavos, em patamar recorde.

Após a vitória de Milei nas eleições legislativas, os títulos argentinos vêm liderando os ganhos entre seus pares dos mercados emergentes.

Vitória maiúscula

Nas eleições legislativos de domingo, a coalizão de Milei obteve 40,84% dos votos e venceu também na província de Buenos Aires, tradicional reduto peronista (da esquerda, de oposição ao governo).

O partido do presidente argentino avançou de 37 para 101 cadeiras na Câmara dos Deputados. No Senado, o La Libertad Avanza pulou de seis para 20 assentos.

“Passamos pelo ponto de inflexão”, afirmou Milei em seu discurso de vitória após a confirmação dos resultados. “Nos próximos anos, temos de aprofundar o caminho reformista. Agora vamos focar em levar a cabo as reformas de que a Argentina necessita”, completou.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *