Hamas entrega 2 corpos de reféns israelenses em meio a cessar-fogo
O Exército de Israel informou, nesta quinta-feira (30/10), que o grupo radical Hamas entregou mais dois corpos de reféns israelenses à Cruz Vermelha. A entrega ocorreu após uma nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza, motivada pelo argumento de que o grupo havia violado o acordo de cessar-fogo.
A Cruz Vermelha embarcou dois caixões de reféns falecidos e segue a caminho das tropas das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) na Faixa de Gaza.
Ordem de Netanyahu
- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou, nessa terça-feira (28/10), que o Exército israelense realizasse “imediatamente” ataques na Faixa de Gaza.
- Os ataques violam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, em especial pelo presidente Donald Trump.
- O ataque ocorre em meio às tensões e acusações mútuas entre Israel e o Hamas, após o grupo palestino entregar restos mortais de um refém israelense já devolvido a Israel, o que foi considerado uma violação do acordo.
O Hamas havia anunciado, mais cedo, que entregaria os corpos. Esta é a primeira entrega após os ataques, que, na prática, romperam o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas. O grupo não especificou de quem seriam os corpos.
As ofensivas israelenses dessa terça contra Gaza deixaram ao menos 104 mortos e 253 feridos, incluindo 78 crianças. O Exército informou que realizou uma série de ataques, “nos quais dezenas de alvos e agentes terroristas foram atingidos”.
Apesar de o ataque representar uma quebra do cessar-fogo com o Hamas, Israel destacou que continuará a manter o pacto e responderá de forma firme a qualquer violação.
O Hamas também se manifestou, negando qualquer envolvimento nos incidentes recentes com Israel e reafirmando o compromisso com o acordo de cessar-fogo.

