França: homem atropela multidão e grita “Allah Akbar” ao ser preso
Um motorista, de 35 anos, foi preso nesta quarta-feira (5/11) após atropelar, deliberadamente, vários pedestres e ciclistas em diversos locais da Ilha de Oléron, na França. Dez vítimas ficaram feridas, quatro delas em estado grave, segundo autoridades locais.
De acordo com a promotoria da cidade de La Rochelle, o acusado gritou “Allah Akbar” (expressão religiosa em árabe que significa Ala é o maior) ao ser preso pela polícia francesa. O caso está sendo investigado como tentativa de homicídio.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
Brasileira desaparecida em SP é encontrada presa na França
-
Ilca Maria Estevão
Após roubo no Louvre, joias são levadas ao Banco da França
-
Mundo
França prende dois suspeitos de participação no roubo do Louvre
-
Mundo
França: detentos ameaçam ex-presidente Sarkozy dentro da prisão
O prefeito de Saint-Pierre-de Oléron, na ilha de Oléron, Christophe Sueur, disse ao jornal francês Le Parisien que o suspeito é conhecido das autoridades: “Ele é conhecido por suas inúmeras transgressões, principalmente devido ao seu uso regular de drogas e álcool”.
Ainda segundo o jornal francês, os feridos têm entre 22 e 67 anos, todos moradores da ilha. Algumas vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital.
Investigação
Ainda não há confirmação da motivação do ataque. O homem não está fichado no cadastro francês de suspeitos de radicalização terrorista, e os investigadores também avaliam a possibilidade de que ele tenha agido sob influência de transtornos mentais.
A investigação, conduzida pelo Ministério Público de La Rochelle, foi passada à Seção de Pesquisa de Poitiers, com apoio das brigadas de Rochefort e La Rochelle.
O ministro do Interior da França, Lauren Nuñez, publicou em rede social que está a caminho da Ilha de Oléron para acompanhar o caso, a pedido do primeiro-ministro francês, Sebastian Lecornu.

