Ibama multa homens por interagir com baleia-jubarte debilitada

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou dois homens por importunar uma baleia-jubarte em Praia Grande, litoral de São Paulo.

O animal estava sendo monitorado desde 14 de outubro, quando foi avistado com comportamentos atípicos para a espécie. De acordo com o Ibama, a baleia se movimentava pouco e apresentava manchas esbranquiçadas na pele, além de aparente magreza.

Durante o monitoramento, os agentes identificaram dois episódios em que homens foram flagrados mergulhando próximo à baleia. A prática é proibida pela portaria 117/1996 do Ibama. De acordo com o instituto, a conduta é considerada ainda mais grave por ter ocorrido em um momento em que o animal apresentava sinais de debilidade.

Leia também
  • São Paulo

    Ibama restringe pesca na piracema e PM Ambiental aponta risco de multa
  • Brasil

    Foz do Amazonas: Marina Silva defende que licença do Ibama é técnica
  • Brasil

    Ibama fixa 28 condições à Petrobras para perfuração na Foz do Amazonas
  • Brasil

    Ibama libera Petrobras a pesquisar petróleo na Foz do Amazonas

Os homens ainda fizeram imagens do momento ao lado da baleia e compartilharam imagens nas redes sociais.

“Após denúncias nas redes, o Ibama multou cada um dos envolvidos em R$ 2,5 mil. Eles também responderão criminalmente pelos atos praticados contra o animal, podendo ser condenados a até cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 7.643, que dispõe sobre a pesca ou qualquer outra forma de molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras”, diz nota do Ibama.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *