Provas do Enem terão esquema de segurança reforçado no DF

Provas do Enem terão esquema de segurança reforçado no DF

  Durante os dois dias de aplicação, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), g…

 img 1793 (1)

Durante os dois dias de aplicação, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), garantindo monitoramento em tempo real de toda a movimentação nos locais de prova | Fotos: Divulgação/SSP-DF

Operação integrada reúne forças de segurança e órgãos públicos para monitoramento e apoio aos candidatos nos dias de aplicação das provas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) preparou um esquema especial de segurança para os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no DF. O Protocolo de Operações Integradas (POI), criado exclusivamente para o exame, será ativado neste domingo (9) e no dia 16, garantindo atuação coordenada das forças de segurança. A operação envolve ações preventivas, de monitoramento e de resposta rápida, visando assegurar tranquilidade e organização em todo o processo.

A operação envolve a atuação conjunta das forças de segurança e órgãos públicos federais e distritais.

Durante os dois dias de aplicação, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), garantindo monitoramento em tempo real de toda a movimentação nos locais de prova. A integração favorece o compartilhamento imediato de informações e a tomada de decisão de forma ágil e coordenada.

“As reuniões de planejamento tiveram início há cerca de dois meses, com a participação ativa de todas as instituições envolvidas. Esse alinhamento prévio é fundamental para que o candidato encontre tranquilidade e segurança no dia da prova”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Nos dias de aplicação, teremos representantes dos órgãos trabalhando juntos, no mesmo ambiente de monitoramento. Essa integração permite resposta rápida, padronizada e eficiente, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal com a proteção da população e com a garantia da normalidade do processo”, destaca.

A operação conta ainda com a participação das secretarias de Educação (SEEDF), Mobilidade (Semob) e Cidades (Secid), DF Legal, Detran-DF, Caesb, Neoenergia, CEB, Instituto Brasília Ambiental, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Polícia Federal, Cebraspe e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A PMDF atuará de forma estratégica na segurança do Enem. A corporação realizará a escolta em todo o trajeto de distribuição e recolhimento dos malotes contendo as provas, garantindo a integridade do material e a regularidade de cada etapa do processo.

Além disso, haverá reforço do policiamento nas áreas próximas aos locais de aplicação do exame, com a presença de tropas especializadas antes, durante e após o período de realização das provas. A medida tem como objetivo ampliar a sensação de segurança, assegurar o bom andamento da aplicação e contribuir para um ambiente tranquilo aos estudantes.

“É uma operação planejada em etapas, com rotas definidas e comunicação integrada. O objetivo é garantir que todo o processo ocorra com segurança e sem interrupções”, explica o coronel Wesley de Almeida e Santos, comandante do Departamento Operacional da PMDF (DOP).

As equipes de fiscalização do Detran-DF estarão de prontidão com patrulhamentos durante o Enem e contarão com um operador exclusivo no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) para atender eventuais ocorrências relacionadas aos locais de provas.A PMDF atuará de forma estratégica na segurança do Enem

“Reforçamos a importância de que os candidatos estacionem apenas em locais permitidos e recomendamos que, sempre que possível, optem pelo transporte coletivo, por aplicativo ou táxi”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) fará atendimento de urgência e emergência, quando demandado, em conjunto com o Samu. Em qualquer situação, o Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares.

Todas as delegacias próximas aos locais de prova estarão sob aviso para atendimento de ocorrências.

DF Legal

A DF Legal irá atuar nos dias de prova do Enem com a fiscalização do comércio ambulante. Aqueles vendedores que não possuírem autorização para ficarem próximos aos locais de provas serão orientados a sair da área. “Teremos equipes volantes que vão atuar nos locais de maior aglomeração. Metade na parte sul e outra metade na parte norte”, explica Flávio Monteiro, chefe da Unidade de Fiscalização e Operações Especiais.

Caso o ambulante irregular se recuse a sair do ponto mesmo após a orientação, terá as mercadorias apreendidas. “Contamos com a colaboração das pessoas para que não realizem o comércio ilegal na porta das escolas onde ocorrerão as provas”, finaliza Flávio.

Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *