Veja a opinião de especialistas sobre a prova do 1º dia do Enem 2025

As questões do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram consideradas bem construídas, contextualizadas, abrangentes e atuais por especialistas. De acordo com professores entrevistados pelo Metrópoles, a avaliação foi pertinente com os conteúdos previstos para o ensino médio.

“A prova de humanidades foi equilibrada, com temas relevantes, com abordagens sobre política, economia, sociedade, questões ambientais e agrárias, identidade, africanidades e ainda a relevância das populações tradicionais”, opinou o professor Tiago Diana, gestor de História da rede Sigma.

Diana destaca que as questões de história contemplaram diferentes períodos temporais, passando pela Antiguidade, Idade Média, Iluminismo e, no Brasil, abordaram o período colonial e o governo de Getúlio Vargas.

Em geografia, os examinadores exigiram conhecimentos sobre concentração fundiária, planejamento urbano e matriz energética.

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“Fico feliz em ver uma certame sem questões polêmicas ou confusas, questões coerentes, justas e que fazem o candidato sair da prova melhor do que chegou”, afirma Diana, que também dirige a unidade Sigma da 910 Norte.

As questões de sociologia e filosofia exigiram a apropriação de conceitos sobre alteridade, desigualdades e sistemas políticos.

A professora Vânia Beneveli, gestora de Redação e Linguagens da rede Sigma, destacou a importância da habilidade de compreensão de textos para a realização da prova.

“As questões destacaram a percepção de que a língua portuguesa é um elemento de profundo saber patrimonial e identitário do brasileiro, fruto de uma visão cultural e historiográfica, e não mera representação de um conjunto de regras gramaticais descontextualizadas da vivência linguística dos indivíduos”, comentou Beneveli.

Beneveli realçou o destaque dado a duas autoras brasileiras na prova: Carmen Dolores, com a obra A luta, e Clarice Lispector, com o livro Onde estivestes de nite. “A prova exigiu perspicácia dos candidatos para associar áreas do conhecimento distintas e alcançar uma compreensão plena das questões”, afirmou.

Envelhecimento da população

Os professores consideraram o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” bastante adequado, uma vez que, as pesquisas mais recentes divulgadas pelo IBGE evidenciam o envelhecimento da população brasileira nas últimas décadas.

Segundo Beneveli, o desafio era que os estudantes construíssem um texto com diferentes recortes temáticos. “Aspectos como a vida laboral do idoso, a inserção do idoso na educação, a inversão da pirâmide etária no Brasil e os cuidados com a saúde no envelhecimento deveriam ser problematizados na argumentação, culminando com uma proposta de intervenção na conclusão do texto”, afirma.

A professora de redação do Colégio Galois Bárbara Andrade Soares também gostou do tema, mas lembrou que a “pegadinha” da prova estaria em se concentrar em um único enfoque de um tema tão abrangente. “Acho que a pegadinha pode ser os alunos resumirem a questão a abandono dos idosos, ao estarismo, à violência que as pessoas idosas enfrentam”, observou.

Para a professora do Galois, os examinadores esperam que o candidato entenda a discussão sobre o envelhecimento de maneira mais macro. “Trata-se de entender desafios, causas e consequências de o Brasil ter uma população cada vez mais envelhecida”, opinou.

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