Comissão aprova ressarcimento automático por falhas no serviço de internet

Comissão aprova ressarcimento automático por falhas no serviço de internet

  Comissão aprova ressarcimento automático por falhas no serviço de internet Brasília (DF)  – A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputa…

 Comissão aprova ressarcimento automático por falhas no serviço de internet

Brasília (DF) – A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (11), o Projeto de Lei 3630/24 que determina o ressarcimento automático ao consumidor em caso de falhas na prestação do serviço de internet. O valor a ser devolvido será proporcional ao período de interrupção e calculado com base na mensalidade contratada. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que também é presidente da CCOM.

Pelo texto aprovado, a quantia será devolvida ao consumidor até o segundo mês após a falha do serviço. Além disso, as operadoras deverão registrar as interrupções ocorridas e informar nas faturas os valores a serem devolvidos. “A obrigação funcionará como um estímulo para que as empresas reduzam o tempo de indisponibilidade e melhorem o serviço”, disse o relator

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas Comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Combate à censura

No mesmo dia, foi instalada a SubComissão Especial sobre o Combate à Censura. Composta por cinco membros titulares e cinco suplentes, a Subcomissão deverá promover debates, audiências públicas e relatórios voltados à análise de casos de censura e à proposição de medidas legislativas que garantam o direito à livre expressão e manifestação no Brasil.

Proteção à menores em ambientes digitais

Por fim, a CCOM promoveu a terceira e última audiência pública para debater questões relacionadas ao Projeto de Lei 2628/24, que trata da proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. O tema da reunião foi “Educação digital, controle parental e inclusão”.

O autor do Requerimento 9/2025 foi o deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), que é o relator do projeto. Para ele, “não dá para negar que o mundo digital está moldando a infância de hoje e quando essa exposição acontece de forma precoce e sem o acompanhamento adequado, os impactos podem ser sérios e não só para as crianças, mas para toda a família.

Jadyel afirmou ainda que “mais do que proteger, a gente precisa garantir que essa nova geração, e também os pais, saibam como navegar nesse mundo com segurança, responsabilidade e autonomia. O controle parental não pode ser uma missão solitária. As plataformas digitais precisam assumir a parte delas, oferecendo ferramentas simples, eficientes e acessíveis. Para nós, a segurança das nossas crianças e adolescentes é algo inegociável”, concluiu.

Texto: Erica Junot – Assessoria de comunicação da CCom, com informações da Agência Câmara

Foto: Júlio Dutra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *