Presidente do TCU pede “cuidado” com gasto fora da meta em plano do governo

Presidente do TCU pede “cuidado” com gasto fora da meta em plano do governo

presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, disse à CNN que é preciso ter “cuidado” com a credibilidade do arcabouço fiscal ao avaliar o plano de contingência anunciado pelo governo para amenizar os impactos do tarifaço de Donald Trump sobre exportadores brasileiros.

Vital ressaltou a necessidade de proteger as empresas em dificuldades, mas sugeriu “atenção” do Congresso Nacional na análise do pedido do governo de gastar R$ 9,5 bilhões fora do resultado primário.

Em julho, o presidente do TCU deu entrevista à “Folha de S. Paulo” em que dizia “compreender” a necessidade de um crédito extraordinário para socorrer exportadores afetados pelo tarifaço.Play Video

O crédito extraordinário permite abrir espaço no orçamento sem esbarrar no limite de despesas do arcabouço fiscal.
Vital, no entanto, modulou sua posição depois das exclusões setoriais anunciadas pelos Estados Unidos e da recomposição do orçamento com duas medidas arrecadatórias: a volta de alíquotas mais altas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o leilão do petróleo que pode render R$ 15 bilhões à União.

“Depois de idas e vindas, de ameaças e de especulações, o tarifaço é injusto sob muitos aspectos e demanda um plano de magnitude, mas é possível o Congresso colocar o que entende dentro da meta fiscal”, afirmou dirigente do órgão de controle à CNN.

“A situação inicialmente parecia mais dura. A gente pensava que o mundo ia acabar, mas a economia brasileira demonstra resiliência”, acrescentou o ministro.

O governo já recorreu ao expediente de tirar gastos da meta fiscal em episódios como as inundações do Rio Grande do Sul, as queimadas na Amazônia e no Pantanal, e o ressarcimento pelas fraudes do INSS.

“Crédito extraordinário leva a endividamento e inflação. É um círculo vicioso. A chave é enfrentar a questão das renúncias fiscais e tributárias”, concluiu Vital.

Por Por Brasília

Fonte CNN Brasil     

Foto:  TCU/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *