Com ações em queda, gigante de alimentos se dividirá em duas empresas

A diretoria da Kraft Heinz, gigante norte-americana do setor de alimentos, anunciou nesta terça-feira (2/9) que a companhia vai se dividir em duas empresas de capital aberto para tentar impulsionar as vendas, após anos de resultados ruins.
Uma das companhias será focada no negócio de molhos, enquanto a outra atuará em produtos de mercearia.
A decisão é anunciada dez anos depois da megafusão que uniu as duas marcas icônicas (Kraft Foods e Heinz), em 2015, em uma operação que movimentou US$ 46 bilhões e foi costurada pelo fundo brasileiro 3G Capital (de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira) e pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.
No ano passado, a unidade de molhos da empresa teve uma receita de US$ 15,4 bilhões. O negócio de mercearia, por sua vez, rendeu US$ 10,4 bilhões em vendas.
A divisão
De acordo com a Kraft Heinz, uma das empresas será a Global Taste Elevation, que reunirá marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese.
A segunda companhia, North American Grocery, terá sob seu guarda-chuva as marcas Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables.
Valor de mercado
Segundo informações publicadas pelo The Wall Street Journal, a expectativa é a de que o valor de mercado das duas empresas combinadas supere a casa dos US$ 33 bilhões – atual valor da Kraft Heinz.
“As marcas são icônicas e adoradas, mas a complexidade de nossa estrutura atual torna difícil alocar capital de forma eficaz, priorizar iniciativas e aumentar a escala em nossas áreas mais promissoras”, afirmou o presidente-executivo da Kraft Heinz, Miguel Patricio, em declarações reproduzidas pela Reuters.
A divisão em duas empresas deve ser concluída no segundo semestre de 2026.
Ações
Nas negociações de pré-mercado das bolsas dos EUA, os papéis da Kraft Heinz registravam alta de 1% nesta terça-feira.
Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses, as ações da companhia caíram 21%.