Trump reaparece após rumores sobre saúde e manda recado ao Brasil
Após rumos sobre sua saúde, Donald Trump voltou a acusar o Brasil de prejudicar os Estados Unidos economicamente. A declaração aconteceu nesta terça-feira (2/9), durante entrevista com o jornalista norte-americano Scott Jennings.
De acordo com o líder norte-americano, o Brasil, ao lado da Índia e China, “matam” os EUA com tarifas comerciais.
Atualmente, o Brasil é alvo de uma tarifa de 50% sobre seus produtos, apesar do déficit comercial com os EUA — a mesma taxa aplicada contra a Índia. Enquanto isso, a China é taxada em 145%. Em comum, os três países são fundadores do bloco dos Brics, vistos por Trump como uma ameaça contra a soberania norte-americana.
Leia também
-
Mundo
Deputada democrata pede explicações de Trump sobre tarifas ao Brasil
-
Tácio Lorran
Vídeo mostra brasileiros deportados pelo governo Trump em avião da Gol
-
Negócios
Dólar sobe e Bolsa cai com ataque de Trump ao Fed e inflação no Brasil
-
Paulo Cappelli
Advogado de Trump se manifesta sobre ameaças após vazamento no Brasil
Durante anúncio sobre a transferência do Comando Espacial dos EUA para o Alabama, em pronunciamento na Casa Branca, Trump também falou sobre o assunto. Por conta do que considera riscos para a economia do país, o mandatário republicano disse que pretende recorrer a decisão judicial da última semana, que considerou ilegal o tarifaço de abril.
A fala de Trump aconteceu dias após um sumiço incomum do líder norte-americano. A última aparição pública do presidente dos EUA, segundo agenda da Casa Branca, aconteceu em 25 de agosto.
Os rumores sobre a saúde de Trump aumentaram após o republicano aparecer com marcas roxas nas mãos, além de inchaços nas pernas. em 17 de julho, a Casa Branca anunciou que o presidente dos EUA foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica — uma condição que impede a boa circulação nas veias.
Em atualização.