Lula marca reunião virtual com líderes do Brics em reação ao tarifaço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, na próxima segunda-feira (8/9), uma reunião virtual com representantes de países do Brics em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A expectativa é que os líderes discutam um posicionamento conjunto do bloco frente à política tarifária protecionista do governo norte-americano. O Brasil e a Índia, membros do grupo, foram os países mais penalizados com as sobretaxas determinadas pelo republicano — ambos com taxas de 50% sobre importações.
Leia também
-
Economia
Governo publica MP que libera crédito de R$ 30 bilhões contra tarifaço
-
Negócios
Com tarifaço, exportações de café do Brasil para os EUA caem quase 50%
-
Indústria
CNI: confiança da indústria exportadora do Brasil desaba com tarifaço
-
Brasil
Luta contra tarifaço de Trump aprofunda ligação entre Alckmin e Lula
Nas últimas semanas, o presidente Lula tem conversado com líderes estrangeiros em um esforço de marcar posição contra o tarifaço e ampliar parcerias comerciais.
O chefe do Planalto já falou por telefone com os presidentes da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da França, Emmanuel Macron; além do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Ele também recebeu visitas de líderes do Panamá, Equador e Nigéria.
Em julho, por ocasião da reunião de cúpula do Brics, os membros acordaram uma declaração de líderes que criticava o “aumento indiscriminado de tarifas” e medidas protecionistas de comércio. O texto acabou sem menção aos Estados Unidos. No dia seguinte à declaração, Trump passou a ameaçar aliados do bloco com tarifas.