Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta sexta-feira (5/9), um decreto que muda o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra. O ato foi transmitido pelo canal da Casa Branca no YouTube e o presidente norte-americano aproveitou para fazer comentários sobre atos que ele atribui à questão da segurança.
A mudança no nome do departamento já havia vazado para a imprensa na quinta-feira (4/9). A alteração vinha sendo sinalizada pelo republicano nos últimos dias. “Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome”, declarou o presidente norte-americano antes da alteração ser oficializada.
Ao falar da mudança no nome do departamento nesta sexta, Trump citou que o assunto já vinha sendo debatido internamente e aproveitou para lembrar a operação dos Estados Unidos contra o Irã. No dia 21 de junho deste ano, enquanto o país do oriente médio trocava ataques diretos contra Israel, os norte-americanos realizaram uma ofensiva contra três instalações nucleares iranianas.
“Foi um ataque perfeito e destruiu qualquer possível capacidade nuclear do Irã, o que ninguém queria ver. E nós não íamos tolerar isso”, lembrou Trump nesta sexta.
Segunda Guerra
Trump tem defendido que a nomenclatura Departamento de Guerra resgata a tradição histórica do país, pois foi com esta alcunha que os EUA atuaram na Segunda Guerra Mundial.
“Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — chamava-se Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas tenho a sensação de que vamos mudar”, acrescentou.
O Departamento de Defesa foi criado em 1947, ainda durante o governo de Harry Truman. A estrutura substituiu o antigo Departamento de Guerra. Desde então, passou a ter sob sua alçada as Forças Armadas norte-americanas, com sede no Pentágono.