Lula sobre fala do governo Trump a respeito de poder militar: bobagem

Lula sobre fala do governo Trump a respeito de poder militar: bobagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou, nesta quinta-feira (11/9),  de bobagem a declaração da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sobre o governo norte-americano não ter medo de usar o poder militar e econômico contra o Brasil ou qualquer outro país para garantir a liberdade de expressão.

“Eu quero paz e desenvolvimento. Eu quero paz e crescimento econômico. Eu quero paz e harmonia. […] Nós vamos tentar responder aos Estados Unidos na medida que eles vão falando, sabe alguma coisa. Ontem, por exemplo, uma porta-voz falou uma bobagem. Eu não vou responder porta-voz”, afirmou o presidente Lula em entrevista à Band.

O governo dos Estados Unidos mencionou a possibilidade de uso de “poder militar” em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Posso dizer que isso é uma prioridade para a administração, e o presidente não tem medo de usar o poder econômico, o poder militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, respondeu Leavitt ao ser questionada sobre o julgamento contra Jair Bolsonaro.

A Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente e mais sete aliados, acusados de atuarem na tentativa de suposta trama golpista para tentar manter Bolsonaro no poder. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses por 4 a 1, na Primeira Turma do STF.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação do ex-presidente pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Vale lembrar, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou os processos contra Jair Bolsonaro ao anunciar a aplicação de uma taxa de 50% sobre os produtos brasileiros. O republicano chamou as condenações contra o político brasileiro de “vergonha internacional”.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *