35 novos blocos estreiam no Carnaval de rua do Rio

O Carnaval de rua do Rio de Janeiro promete ser um dos maiores da história, com 462 blocos autorizados pela Empresa Municipal de Turismo do Rio (Riotur) para desfilar nas ruas, praças e avenidas da cidade. Desses, 35 são estreantes, contribuindo para o recorde de 803 inscrições registradas neste ano. A expectativa é atrair cerca de 6 milhões de pessoas, entre moradores e turistas, em todas as regiões da capital fluminense.

Um dos novos blocos autorizados é o Forró da Taylor, fundado por Igor Conde em outubro de 2017. Surgido como uma rodinha de amigos músicos forrozeiros na Rua Taylor, em Santa Teresa, o grupo evoluiu de eventos informais para um cortejo que reunia 1,5 mil pessoas na Praça Glauce Rocha. Em 2022, o Cortaylor passou a desfilar no carnaval de forma não oficial em Santa Teresa, e no ano passado, no Aterro do Flamengo. Para este ano, o bloco oficializa sua participação parado no palco, no Largo de São Francisco, no centro, no sábado de Carnaval (14), a partir das 8h. O repertório mistura sucessos brasileiros e internacionais em ritmo de forró pé de serra, com um estilo irreverente chamado de ‘forró xucado’, tocado por sete músicos.

Já o bloco Treme Treme, fundado pela percussionista e produtora Gabi Assis, integra o carnaval não oficial e foca em pagode baiano e funk carioca para fazer todos dançarem. Com nome provocativo inspirado no rebolar do verão e do carnaval, o grupo destaca coreografias de bailarinos profissionais na linha de frente. Organizado em 2024, com ensaios a partir de junho de 2025 na Praça da Harmonia, na Saúde, conta com 25 integrantes entre músicos e dançarinos. O desfile em cortejo está marcado para 7 de fevereiro, a partir das 16h, na região portuária ou na Prainha da Glória, no Posto 0 do Aterro do Flamengo.

Outro estreante não oficial é o Alto Astral, criado por Thadeu Marinho, que reúne 60 integrantes em apresentações de músicas felizes, como ‘Acordei Feliz’, do Charlie Brown, e ‘Final Feliz’, do Jorge Vercilo, além de perna de pau e números circenses. Os ensaios começaram em outubro de 2025 no Aterro do Flamengo, aos fins de semana entre 14h e 15h. A performance parada ocorrerá no sábado de Carnaval (14), com local divulgado na véspera para evitar superlotação. Thadeu, que também fundou o bloco Nova Bad em carnavais anteriores – dedicado a músicas tristes e encerrado por excesso de público –, busca agora espalhar alegria nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *