Operação dos EUA contra Houthis: VÍDEO mostra caças decolando de porta-aviões dos EUA no Mar Vermelho

Operação militar foi ordenada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no sábado (15) e pode durar semanas, segundo oficial americano. Houthis chamou ataques de ‘crime de guerra’.
As Forças Armadas dos Estados Unidos compartilharam na madrugada desta segunda-feira (17) novas imagens de caças decolando do porta-aviões Harry Truman durante operações contra o grupo rebelde Houthi no Iêmen.
O ataque no Iêmen desta segunda faz parte de uma operação em larga escala contra os Houthis ordenado no sábado (15) pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O número de mortes causadas pelos bombardeios americanos subiu para 53 nesta segunda-feira.
A investida é a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde o retorno de Trump à Casa Branca, e aumenta a pressão sobre o grupo aliado ao Irã para a interrupção de ataques a navios cargueiros no Mar Vermelho.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou no domingo (16) em entrevista à TV “Fox News” que a ação militar contra os Houthis será “implacável” e vai acabar apenas quando o grupo rebelde se desmobilizar completamente.
“No momento em que os houthis disserem ‘Pararemos de atirar contra seus navios’, ‘Pararemos de atirar contra seus drones’, a campanha se encerra. Até lá, ela será implacável. Trata-se de colocar um fim nos disparos contra ativos naquela hidrovia tão importante, para retomar a liberdade de navegação, que é um interesse nacional central dos Estados Unidos, e o Irã tem capacitado os houthis por tempo demais. É melhor eles recuarem”, disse Hegseth
Fonte: Redação g1
Imagem: Caças dos EUA decolam de porta-aviões durante operações noturnas contra os Houthis no Mar Vermelho em 16 de março de 2025. — Foto: Reprodução/Marinha dos Estados Unidos