A Unidos de Vila Isabel anunciará no Carnaval de 2026 um enredo dedicado a Heitor dos Prazeres, pagando uma dívida histórica do carnaval carioca. O tema, ‘Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África’, explora a vida multifacetada do artista, que fundou as escolas de samba Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca, Vizinha Faladeira e Deixa Falar, além de ser cantor, compositor, pintor, costureiro e cenógrafo.
Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, em entrevista à Agência Brasil, questionaram por que Heitor, apesar de sua importância, nunca havia sido homenageado no Grupo Especial. Eles destacam sua amplitude artística, conectando-a à história do samba como macumba e à religiosidade de matriz africana. A pesquisa para o enredo surgiu de uma exposição no CCBB RJ em 2023, em colaboração com o pesquisador Vinícius Natal.
O desfile dividirá os setores pelos nomes que Heitor adotou na vida: o menino Lino, o Ogã Alabê-Nilu, o Mano Heitor do Cavaco, o afro-rei Pierrot, culminando em sua representação do Brasil no Primeiro Festival Mundial de Artes Negras em Dakar. A religiosidade estará presente, com ênfase em sua iniciação no terreiro de Tia Ciata, na antiga Praça Onze, berço do samba carioca.
A concentração da escola ocorrerá no Edifício Balança Mas Não Cai, no local da antiga Praça Onze, coincidência celebrada pelos carnavalescos. O anúncio do enredo foi feito na Pedra do Sal, com roda de samba que emocionou a comunidade, que se identificou com o tema ligado à história do samba e às religiões de matriz africana.
Leonardo Bora enfatiza as conexões com a Vila Isabel, como a gravação de ‘Pierrô Apaixonado’, composição de Heitor com Noel Rosa, por Martinho da Vila. O enredo valoriza Heitor como grande artista da modernidade carioca, criticando rótulos como ‘pintura naif’ que subestimaram sua obra.
A comissão de frente, assinada por Alex Neoral e Márcio Jahú, retratará as múltiplas facetas de Heitor, como alfaiate, compositor e líder negro. Neoral elogia o samba-enredo e antevê surpresas emocionantes no desfile, seu 17º ano na função.
O desfile da Vila Isabel está marcado para o terceiro dia do Grupo Especial, terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, após Paraíso do Tuiuti e antes de Acadêmicos do Grande Rio.
