Profissionais de contabilidade do Distrito Federal estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, 11 de fevereiro, no auditório da sede do Sebrae no DF, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), para um workshop técnico. A atividade, promovida pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Distrito Federal (Jucis/DF) em parceria com a instituição de apoio aos pequenos negócios, teve como objetivo promover atualização técnica e alinhamento institucional com a classe contábil local, apresentando melhorias, mudanças e integrações nos sistemas públicos relacionados ao registro, licenciamento e administração tributária de empresas, fortalecendo o papel dos contadores como agentes estratégicos no ambiente de negócios.
O evento é fruto de uma parceria estratégica entre o Sebrae no DF e a Jucis/DF. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, as organizações trabalham para simplificar processos empresariais e integrar órgãos públicos, facilitando a regularização de negócios e estimulando o crescimento econômico da capital
Na abertura do evento, o gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF, Jorge Adriano, destacou o papel estratégico dos contadores no desenvolvimento econômico local. Ele ainda reforçou a necessidade de uma atuação conjunta para impulsionar o empreendedorismo na região.
“Temos uma atenção especial pela classe contábil, pois o trabalho do Sebrae depende diretamente do suporte que esses profissionais oferecem às empresas. O Distrito Federal ainda carece de uma maior diversificação econômica, hoje muito pautada no setor público, e o papel dos contadores é extremamente importante nesse processo de mudança”, afirmou.
Ainda segundo o gerente, o esforço do Sebrae para promover o empreendedorismo no DF baseia-se na parceria e proximidade com os profissionais que atendem diretamente às empresas. “Esta atividade é uma oportunidade na qual queremos, mais do que apresentar orientações sobre processos de registro, fortalecer essa conexão e o trabalho conjunto”, completou.
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Distrito Federal (Sescon/DF), Alexandre Alves, também participou da abertura do evento e reforçou o valor do encontro presencial. Ele também pontuou os desafios enfrentados pela categoria na virada de ano e a complexidade do cenário atual. “Precisamos de notícias boas, pois enfrentamos um início de 2026 com limitações na emissão de notas fiscais e registros de atas, além de uma reforma tributária em pleno andamento. Teremos uma década com regimes de tributação paralelos nas empresas sob nossa responsabilidade. Esse processo de adaptação não termina este ano; ele exigirá fôlego para os próximos anos”, alertou.
O vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC/DF), Camilo Maroja, também ressaltou o valor da iniciativa para a categoria. “Este momento é fundamental para nós. Representamos um empresariado tático, criativo e voluntário, que está genuinamente empenhado em entender as mudanças e contribuir com o desenvolvimento econômico”, afirmou.
A integração entre os órgãos públicos foi outro ponto de destaque. O chefe do Departamento de Segurança contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Vinícius Agra, detalhou os avanços na simplificação de processos para o setor produtivo.
“Em conjunto com a Jucis/DF, desenvolvemos um sistema unificado que permite ao empresário cumprir as etapas legais de forma integrada. O compartilhamento de dados entre as instituições resulta em uma experiência fluida, eliminando a necessidade de repetir informações ou realizar novas validações junto ao Corpo de Bombeiros”, explicou o militar.
A programação seguiu com a realização de um painel que detalhou o Módulo de Administração Tributária (MAT) e as novas certidões digitais. A ocasião contou com a presença do coordenador de TIC da Jucis/DF, André Rodrigues, Larissa Lustosa (Chefe de Unidade da Jucis/DF) e o analista de Negócios da Redesim Conectada, Roberto Nilton.
O ponto alto do painel foi o lançamento da Certidão de Inteiro Teor via WhatsApp. A solução vai permitir que o documento seja solicitado de forma automática e instantânea pelo canal oficial da Junta Comercial no aplicativo de mensagens, sem necessidade de acessar o portal de serviços. O sistema é totalmente automatizado: o usuário inicia o pedido, efetua o pagamento e recebe o documento pelo próprio aplicativo. O envio é garantido mesmo que o usuário desconecte o celular, ocorrendo assim que a taxa for compensada.
No segundo painel, o coordenador de Registro Empresarial da Junta Comercial, Marco Vesely, abordou temas como atas de lucros, as novas exigências da Polícia Federal para o setor de segurança privada e o agendamento via Sistema Hesk, canal oficial de suporte da Jucis/DF, meio pelo qual empresários, contadores e advogados podem enviar dúvidas, solicitar retificações de processos ou encaminhar ofícios diretamente aos setores responsáveis.
Vesely aproveitou a oportunidade para alerta sobre a obrigatoriedade de autorização prévia da Polícia Federal em processos de constituição, alteração ou extinção de empresas de segurança.
Por fim, o coordenador falou acerca da eficiência do agendamento pela Redesim, ressaltando que, com o sistema integrado, o cadastro completo de uma empresa pode ser concluído em um intervalo de 15 a 20 minutos.
Créditos das Notícias Sebrae DF
