ICMBio mobiliza 30 brigadistas para combater incêndio na Chapada

Um incêndio de grandes proporções iniciado na última sexta-feira (22/8) destruiu parte da vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a administração da unidade de preservação, o fogo atingiu mais de 900 hectares (ha) na região do Morro da Baleia e dos Alpes Goianos.

Em nota divulgada nesse domingo (24/8), o parque informou que brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PrevFogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Brigada Voluntária de São Jorge e da Rede Contra Fogo escalaram efetivos para ajudar a debelar o incêndio.

O incêndio atingiu parte de dentro e fora do parque, mas local não precisou ser fechado para visitação, já que o fogo não atingiu os atrativos.

Leia também
  • Brasil

    Incêndio na Chapada Diamantina tem chamas de 5 m de altura
  • Na Mira

    PF faz buscas e investiga incêndios no DF e na Chapada dos Veadeiros
  • Brasil

    Novo incêndio obriga gestão a fechar parque da Chapada dos Veadeiros
  • Brasil

    Chapada dos Veadeiros: incêndio queima área de 3 mil campos de futebol

Segundo o parque, o fogo foi extinto na tarde de domingo (24), mas equipes estão na região para monitorar possíveis novos focos. A frente que estava na região do Morro da Baleia foi extinta durante o sábado (23/8). A área atingida neste local foi de 127,501 ha.

Ainda segundo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mais de 30 brigadistas do ICMBio, Ibama e brigadas voluntárias atuaram no incidente.

“Seguimos monitorando a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e seu entorno para evitar que outros incidentes venham a ocorrer”, divulgou a administração da unidade de conservação.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *