Estado alcança 0,872 pontos no IBID 2025, com índice três vezes acima da média nacional São Paulo (SP) – Um estudo divulgado pelo Índice Bra…
Estado alcança 0,872 pontos no IBID 2025, com índice três vezes acima da média nacional
São Paulo (SP) – Um estudo divulgado pelo Índice Brasileiro de Inovação e Desenvolvimento 2025 (IBID), divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), coloca o Estado de SP na liderança do levantamento, com 0,872 pontos. O desempenho é três vezes superior à média nacional (0,290) e reafirma o protagonismo nacional em ciência, tecnologia e inovação, consolidado durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Desde que o índice passou a ser calculado, em 2014, São Paulo ocupa o topo.
Como é calculado o índice?
O IBID é formado por 80 indicadores estatísticos distribuídos em 7 pilares fundamentais:Instituições
Capital humano
Infraestrutura
Economia
Negócios
Conhecimento e tecnologia
Economia criativa
Esses pilares são ainda divididos em 21 dimensões, que incluem fatores como crédito, investimentos, educação, ambiente regulatório e sustentabilidade.
SP como motor da inovação nacional
Com quase o triplo da pontuação do segundo colocado, São Paulo consolida-se como motor da inovação no Brasil. O desempenho robusto reflete tanto a concentração de universidades, centros de pesquisa e startups quanto a capacidade de atrair investimentos e fomentar um ambiente regulatório mais favorável ao desenvolvimento tecnológico.
O resultado reforça o papel do Estado como referência em políticas públicas e privadas voltadas à economia do conhecimento, servindo como exemplo para o avanço de outros Estados brasileiros.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP