Após fala de Lula, bancada do União na Câmara manifesta apoio a Rueda

A bancada do União Brasil na Câmara divulgou nesta quarta-feira (27/8) uma nota em apoio ao presidente do partido, Antonio Rueda (na imagem de destaque), após as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nessa terça-feira (26/8), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula afirmou que não pretende ser amigo de Rueda porque não gosta do presidente do União Brasil e, segundo ele, o dirigente também não gosta do petista.
“Reafirmamos que a independência do União Brasil é valor essencial para o fortalecimento da democracia brasileira. Como bem destacou o presidente Rueda, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um”, diz a nota do União.
Como antecipou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, a crítica de Lula levou o partido a antecipar a votação sobre o desembarque oficial do governo. A Executiva Nacional da sigla deve se reunir na sede do partido na próxima quarta-feira (3/9).
O União Brasil deve decidir também se o ministro do Turismo, Celso Sabino, permanece no partido. O ministro tenta conter o embate. Após a reunião ministerial de terça-feira, ele se encontrou com Antonio Rueda na sede da sigla, em Brasília.
Sabino pretende permanecer no cargo até o início de abril de 2026, quando deixaria o posto para disputar uma vaga no Senado nas eleições de outubro, com apoio de Lula.
Além do Turismo, o União Brasil comanda outros dois ministérios: Comunicações e Integração Regional. Esta última pasta, porém, é considerada da cota pessoal do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Eis a íntegra da nota do União Brasil:
“A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados vem, por meio desta, manifestar seu apoio irrestrito ao presidente nacional de nossa legenda, Antonio Rueda, diante das recentes declarações do presidente da República.
Reafirmamos que a independência do União Brasil é valor essencial para o fortalecimento da democracia brasileira. Como bem destacou o presidente Rueda, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um.
Nossa atuação, no Parlamento e na vida pública, é guiada pela construção de soluções que atendam aos interesses da sociedade, e não por demonstrações de desafeto.
A bancada do União Brasil entende que a pluralidade e a autonomia partidária são pilares da democracia e que a construção de um futuro melhor para o Brasil depende do fortalecimento do diálogo, da estabilidade política e do desenvolvimento econômico.
Também registramos nosso reconhecimento ao trabalho realizado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, cuja gestão tem dado importantes resultados ao país, fortalecendo o setor e ampliando oportunidades de desenvolvimento econômico e geração de empregos.
Reiteramos, portanto, nosso apoio político e institucional à nota pública do presidente Antonio Rueda, que reafirma o compromisso com os interesses da população brasileira e com o fortalecimento da democracia.”