Após tornado, Paraná contabiliza 193 mil unidades sem energia elétrica
O estado do Paraná contabilizava cerca de 193 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por volta das 23h dessa sexta-feira (7/11). A informação foi divulgada pela companhia energética Copel. A empresa atribui o problema ao deslocamento das tempestades associadas à ocorrência de um ciclone extratropical que atinge a Região Sul.
Em algumas localidades, como Rio Bonito do Iguaçu (PR), os ventos podem ter ultrapassado os 250 km/h. Cerca de 80% da cidade foi destruída por um tornado que deixou ao menos cinco mortos e mais de 100 feridos, segundo autoridades locais. No município, há 4,5 mil unidades consumidoras sem energia.
Vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
A companhia energética informou, por meio de boletim publicado no próprio site, que há equipes em campo trabalhando no restabelecimento da energia. A empresa acrescentou que as operações são realizadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual em atendimentos prioritários. Além disso, a Copel disse ter enviado equipes e caminhões de serviço pesado a Rio Bonito do Iguaçu para dar suporte à reconstrução.
4 imagens

Fechar modal.

Destruição
Reprodução/X
Cenário de destruição em Bonito do Iguaçu
Reprodução / Redes sociais
Galhos e destroços ficaram espalhados
Reprodução/X
Ônibus virou
Reprodução/X
A empresa orienta que os consumidores tenham cautela: “A Copel orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a companhia pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados”.
Leia também
-
Brasil
Tornado que destruiu cidade no Paraná pode ter ultrapassado 250 km/h
-
Brasil
Tornado destrói cidade no Paraná, deixa 5 mortos e centenas de feridos
-
Mundo
Tornado forte na França derruba guindastes e mata uma pessoa; vídeo
-
Mundo
Vídeo: tornado gigante atinge parque geológico vulcânico da China
Fenômeno chamado supercélula
O tornado que atingiu partes do Paraná e sul do Paraguai, ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.
“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria. A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Rajadas de vento acima de 60 km/h foram verificadas em outras localidades do estado. Veja algumas delas:
- Dois Vizinhos (Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet): 82,4km/h às 19h;[
- Cornélio Procópio: 76km/h às 20h30;
- Campo Mourão: 74,2km/h às 21h30;
- Candói: 73,1km/h às 17h;
- Planalto (Inmet): 70,9km/h às 15h;
- Distrito de Horizonte, em Palmas: 70,6km/h às 18h45;
- Cianorte: 69,8km/h às 22h30;
- Clevelândia (Inmet): 68,8km/h às 16h;
- Cascavel: 66,2km/h às 20h30; Japira (Inmet): 64,1km/h às 22h;
- Laranjeiras do Sul: 61,6km/h às 19h45; e Londrina: 60,1km/h às 20h15.

