Avião de Taguatinga: veja o antes e depois da reforma na aeronave

Ao todo, 22 pessoas trabalharam na limpeza e reforma do do icônico avião de Taguatinga durante sábado e domingo (20 e 21/9). O gigante de ferro está estacionado às margens da Avenida Elmo Serejo desde 2013, quando foi levado para o local para se tornar um avião-restaurante.
O histórico Boeing 767-200, da antiga empresa aérea Transbrasil, ganhou uma repaginada após passar por uma força-tarefa feita por especialistas automotivos neste último final de semana.
Veja imagens do antes e depois da revitalização:
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A custo zero, os donos do avião, os empresários Leonardo Tinen, 35 anos, e Charles Tinen, 60, firmaram uma parceria com uma empresa de estética automotiva especializada em limpeza profissional de veículos, que fez reparos na carcaça da aeronave.
A Autotek reuniu 10 profissionais da estética do nicho automotivo vindos de diferentes regiões do país para realizar a lavagem completa da fuselagem da aeronave, que há anos é alvo de vandalismo, mas segue como ponto de referência para moradores e visitantes. Outros influenciadores da área de estética automotiva também estiveram presentes.
Com jatos de água e em cima de andaimes, os profissionais chamados de detailers retiraram as pichações da fachada do gigante de ferro, além de uma lavagem que retomou o brilho do avião depois de muitos ano.
A poeira que estava na carcaça do histórico avião que fez várias viagens durante os anos 80 e 90 também foi retirada com a lavagem feita.
Avião-restaurante
Levada na época por 13 viagens de carreta, a carcaça do imponente Boeing 767-200 ocupa desde 2014 um terreno próximo ao Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga. A intenção dos empresários que compraram o avião por cerca de R$ 100 mil na época era transformar o espaço em um restaurante, mas o projeto nunca saiu do papel.
Veja como estava o avião antes da revitalização:
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Na parte de fora é possível ver o interior da aeronave através dos buracos, onde é possível enxergar somente entulho e fios desencapados
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Um grupo de ciclistas decidiu entrar na aeronave abandonada e gravou um vídeo que foi divulgado nas redes sociais
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Durante o tempo que a reportagem permaneceu no local, foi possível avistar também algumas corujas
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Sem turbina e trem de pouso, que foram retirados, o avião é sustentado por 12 estacas de aço às margens da pista, onde cerca de 200 mil pessoas passam por dia
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A família Tinen fez contrato de cinco de anos aluguel com João Batista, mas o fiador acabou não avançando no negócio por problemas pessoais e o acordo da sociedade acabou se expirando em março de 2019.
Após episódios de vandalismo e pichação no avião, os donos cercaram e monitoram o local 24h com câmeras de segurança e tem vigilantes no local. Apesar disso, um grupo invadiu a aeronave há duas semanas. Apesar dos episódios, os proprietários nunca registraram boletim de ocorrência.
Após a ideia do restaurante não ter levantado voo, os comerciantes estão cautelosos com futuros sócios, mas não descartaram a ideia de novas parcerias de investimento para iniciar um novo negócio, assim como a firmada para o projeto de revitalização.