Barco de flotilha que tenta levar ajuda para Gaza é atacado
O barco Family, da flotilha que tenta levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, foi atacado nesta segunda-feira (8/9). A informação foi confirmada pela Globa Sumud Flotilla (GSF), coalização que organizou a missão.
Segundo comunicado, a embarcação, de bandeira portuguesa, foi atacada por um drone em águas próximas à Tunísia. Os tripulantes, porém, estão seguros. Até o momento não está claro quem foi o responsável pela ação.
Veja:
Leia também
-
Mundo
Flotilha que ia para Gaza com Greta e brasiliense retorna a Barcelona
-
Distrito Federal
Barco em Gaza: Israel diz que brasiliense e Greta passaram por exames
-
Mundo
O que a ONU diz sobre barco com brasileiro interceptado por Israel
-
Mundo
Netanyahu ordena saída de civis de Gaza: “Vocês foram avisados”
A flotilha saiu de Barcelona, na Espanha, no último dia 31 de agosto. Ao todo, 80 barcos, de 44 países, compõem a nova tentativa de levar ajuda para o enclave palestino.
Em junho de 2025, uma missão naval já havia tentado chegar a Gaza com alimentos e outros suprimentos. O ativista brasileiro Thiago Ávila, assim como a sueca Greta Thunberg, faziam parte da Flotilha da Liberdade.
A embarcação, porém, foi interceptada em águas internacionais pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) antes de chegar ao seu destino final. Na época, a justificativa foi a de que ativistas estavam realizando um “truque de mídia para publicidade”, ao tentarem entrar em Gaza com ajuda para palestinos.