O domingo de Carnaval em Brasília (15), será marcado pelo retorno do Bloco das Montadas, uma das maiores atrações da folia na capital. A partir das 13h, o coletivo Distrito Drag ocupa a área externa do Museu Nacional da República, na plataforma Carnaval Monumental, com uma programação que celebra a diversidade da música pop brasileira e o protagonismo LGBTQIA+.
Com o tema “Nosso Pop”, a edição de 2026 reúne Gretchen, Lia Clark, Ane Êoketu, Igor Mirái, Pri Arêba, DJ Patty Peronti e a Banda das Montadas. A proposta sonora mistura pop, axé, samba, pagode, funk, tecnobrega e música eletrônica, reforçando a identidade plural que consolidou o bloco como um dos mais populares do Distrito Federal.


Responsável pela apresentação no palco e pela direção artística, Victor Baliane destaca que o conceito da edição orientou a escolha das atrações. “Celebramos as rainhas do pop que marcaram gerações e atravessaram diferentes momentos da cultura brasileira. Gretchen, por exemplo, marcou a nossa música por décadas e hoje vive um novo auge com a viralização de ‘Freak Le Boom Boom’. É uma artista muito amada pelo público”, afirma.
Além das atrações musicais, o bloco reúne um elenco de drag queens em apresentações ao longo da tarde, com Avellaskis, Ayobambi, Cookie B, Elloá Negrinny, Harley Pocstar, Kim Mahara, Larissa West, Naomi Leakes, Pérola Negra e Piper Impéria. Criada especialmente para o projeto, a Banda das Montadas traz nos vocais K-Halla, Lee Brandão e Licorina Impéria, enquanto Adora Black assume o posto de rainha do bloco em 2026. A bateria da escola de samba Capela Imperial também participa da programação.


Crescimento e identidade
Com público estimado em cerca de 100 mil pessoas na edição de 2025, o Bloco das Montadas enfrenta o desafio de crescer mantendo sua identidade original. Para Ruth Venceremos, cofundadora e uma das diretoras da atração, a estrutura é peça-chave nesse processo. “O maior desafio é garantir uma estrutura à altura desse crescimento, que receba bem os foliões e, ao mesmo tempo, preserve o espírito acolhedor que sempre marcou o bloco. Crescer sem perder a essência é fundamental. Seguimos apostando em uma programação que reflita a diversidade do nosso povo e mantenha o bloco como território de celebração, respeito e pertencimento”, afirma.
Segundo Ruth, o tema “Nosso Pop” sintetiza a proposta cultural do projeto. “É uma afirmação de brasilidade. O pop também é o que nasce das periferias, das pistas, das comunidades e da cultura LGBTQIA+. A escolha de Gretchen e Lia Clark dialoga diretamente com essa identidade pop brasileira diversa, irreverente e potente”, explica.
Referência cultural
Criado com a proposta de celebrar a diversidade de Brasília, o Bloco das Montadas se tornou referência no Carnaval local e já foi eleito melhor bloco do DF em diferentes edições do prêmio CB Folia. Para Ruth Venceremos, o significado cultural do projeto vai além da festa.
“O Bloco das Montadas já está escrito na história do Carnaval da cidade. Somos um bloco criado e protagonizado por pessoas LGBTQIA+ que caiu no gosto popular. Isso tem um peso simbólico enorme e contribui para mudar narrativas, reafirmando que também somos protagonistas da cultura e da alegria do nosso povo”, afirma.


Acessibilidade e cuidado
A estrutura do evento inclui o Espaço Acolher, com atendimento psicológico e de assistência social voltado ao público e ações de prevenção à violência durante o Carnaval. O bloco também conta com área exclusiva para pessoas com deficiência, banheiros acessíveis, intérpretes de Libras no palco e equipe de apoio especializada.
Para a organização, essas medidas fazem parte do conceito do projeto. “Para que o Carnaval seja realmente coletivo, precisamos criar condições para que todas as pessoas participem com segurança e dignidade. O impacto é muito positivo: o público se sente cuidado, representado e parte de um ambiente mais seguro”, destaca Ruth.
SERVIÇO
Bloco das Montadas 2026
15 de fevereiro (domingo), às 13h
Na área externa do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Entrada gratuita
Instagram/Informações: instagram.com/blocodasmontadas
