Blocos de axé animam domingo de carnaval no Centro de São Paulo

Na capital paulista, o Circuito da República, no Centro de São Paulo, registrou uma tarde de desfiles tranquilos de blocos de carnaval, embalados por ritmos nordestinos como axé e forró.

Os blocos Domingo Ela Não Vai e Explode Coração foram os principais atrativos do circuito, que, embora cheio, ofereceu boa mobilidade e facilidade de acesso aos foliões. Uma das participantes, a estudante de jornalismo Luma Gregório, destacou o ambiente alegre e tranquilo, ideal para brincar com família e amigos. ‘Tá gostoso, para brincar com família e amigos. Alegre, tranquilo e com mais espaço do que em outros circuitos’, disse ela, que participa do carnaval desde a infância e planeja seguir para outros blocos nos próximos dias, evitando os megablocos devido à superlotação.

Os foliões acompanharam apresentações de trios elétricos, como o do Bloco Afro Tô na Rua, que incluiu duas baterias, percussionistas, guitarra, baixo e teclado, sob vozes energéticas que enfrentaram o sol da tarde. Na rua São Luiz com Consolação, o ritmo diminuiu, permitindo danças e circulação entre os blocos, com parte do público se dispersando para bares e restaurantes abertos excepcionalmente aos domingos.

Próximo à Biblioteca Mário de Andrade, as irmãs Estela e Josy Madeira, que acompanham o carnaval há mais de uma década, comentaram que o circuito estava um pouco mais vazio, possivelmente devido aos megablocos que esvaziam os tradicionais do Centro. ‘Está um pouco mais vazio, sabe. Deve ser por conta dos megablocos, que estão esvaziando um pouco os mais tradicionais, aqui do Centro’, relatou Estela, bibliotecária que já trabalhou na instituição. Elas participaram de outros blocos no fim de semana, como Bollywood e Perdi Tudo, e pretendem ir ao Bixiga na segunda-feira.

Por volta das 15h, o Bloco SP Forró iniciou seu desfile, puxado por participantes vestidos de Lampião e Maria Bonita, organizado pelo produtor cultural Zé da Lua. Ana Freire, paraibana radicada em São Paulo e professora de música, e Juarez Martins dos Anjos, baiano e arte-educador, expressaram entusiasmo pela folia. O bloco, que tem seis anos de apresentações no carnaval, animou o público no meio da tarde.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *