Bolsonaro tem crise de soluço e vômito; família avalia ida a hospital
A família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o médico Cláudio Birolini nesta segunda-feira (29/9) para atendê-lo em casa, no Jardim Botânico, em Brasília (DF), após ele apresentar uma piora na saúde no começo da noite.
Por meio das redes sociais, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) explicou que o ex-presidente teve uma crise de soluço, acompanhada de quatro episódios de vômito, que ele mesmo descreveu como os mais fortes até agora.
Carlos relatou que a família está pensando em levá-lo novamente ao hospital, mas, por enquanto, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro conseguiu deixá-lo mais confortável enquanto aguardam a chegada do médico.
Veja na íntegra:
– Estou com minha família avaliando a necessidade de levar meu pai novamente ao hospital. Ele enfrenta uma crise de soluços acompanhada de quatro episódios de vômito, que ele mesmo descreveu como os mais intensos até agora. A Michelle está o deixando um pouco mais confortável e…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) September 29, 2025
A nova crise Bolsonaro ocorreu poucas horas depois de o ex-presidente receber o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e dois de seus filhos, Flávio e Jair Renan, em um almoço no condomínio Solar de Brasília, onde vive o líder do PL.
“É muito triste ver o presidente na situação em que ele está. A gente conversando, e ele soluçando o tempo todo. Isso ainda é consequência das várias cirurgias que ele fez, consequência de um atentado covarde que ele sofreu, que quase ceifou a vida dele. Não ceifou pelas mãos de Deus”, lamentou Tarcísio após a visita.
Leia também
-
Brasil
Tarcísio encontra Bolsonaro e critica PL da Dosimetria: “Não satisfaz”
-
Brasil
Flávio: Bolsonaro “apadrinha” Tarcísio, mas condiciona apoio à anistia
-
Grande Angular
CLDF decidirá se Nikolas, Bolsonaro e Moraes serão cidadãos honorários
-
Paulo Cappelli
Esposa de Eduardo publica foto do filho e manda recado a Bolsonaro
Mal-estar se agrava novamente
Não é a primeira vez que Bolsonaro apresenta crises de saúde em casa. No dia 16 de setembro, há duas semanas, ele precisou ser internado após queda de pressão, crise de soluço e episódios de vômito.
Na ocasião, o médico Cláudio Birolini informou que o quadro exigiu encaminhamento do ex-presidente ao Hospital DF Star para “avaliação clínica, medidas terapêuticas e exames complementares”.
Apesar da gravidade relatada pela família, ainda não há definição sobre transferência hospitalar. A rotina de visitas de filhos, aliados e correligionários se intensificou, enquanto relatos sobre sua saúde voltaram a ganhar força.
Os soluços são complicações recorrentes no sistema digestivo de Bolsonaro e têm origem na facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.