“Brasil aplaude a iniciativa”, diz Vieira sobre plano de paz em Gaza

“Brasil aplaude a iniciativa”, diz Vieira sobre plano de paz em Gaza

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta quarta-feira (1º/10), que o Brasil vai “aplaudir publicamente” o plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que busca um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O documento foi divulgado por Trump na segunda-feira (29/9) durante reunião bilateral com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Vieira participa nesta quarta de audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. O ministro foi convocado pelo colegiado para prestar esclarecimentos sobre diversos assuntos de competência do Itamaraty.

Leia também
  • Mundo

    Papa Leão XIV apoia plano de paz de Trump em Gaza: “Proposta realista”
  • Mundo

    Ministro de Israel emite alerta final para moradores do norte de Gaza
  • Mundo

    Exército israelense fecha última rota que liga o sul de Gaza ao norte

“O Brasil está acompanhando. Somente ontem no final de tarde tomamos conhecimento do plano que foi lançado. Sem dúvida nenhuma vamos aplaudi-lo publicamente, e possivelmente ainda no dia de hoje, porque o objetivo do plano é justamente o que nós sempre defendemos desde o início do conflito”, declarou o ministro.

“Sem dúvida nenhuma o Brasil aplaude a iniciativa e fazemos votos de que ela surta efeito, que seja aceito por todas as partes”, completou o chanceler.

Plano de paz

A lista apresentada pelo governo norte-americano reúne 20 pontos de exigências para um possível cessar-fogo, incluindo a libertação de reféns em até 72 horas e a criação de um “Conselho da Paz”.

O documento reúne medidas que visam encerrar o conflito, desmilitarizar a Faixa de Gaza e criar um governo provisório supervisionado.

Se o plano for aceito e executado nos termos anunciados, o efeito deve ser imediato: cessar das operações militares, libertação de reféns e abertura de um processo de reconstrução e transição política.

Na coletiva em que apresentou os detalhes do acordo, Trump afirmou que Netanyahu terá respaldo dos Estados Unidos caso o Hamas rejeite a proposta, destacando que Israel não hesitará em agir sozinho se necessário.

3 imagensDonald Trump e Benjamin Netanyahu selam plano de paz em GazaTrump e NetanyahuFechar modal.1 de 3

Win McNamee/Getty Images2 de 3

Donald Trump e Benjamin Netanyahu selam plano de paz em Gaza

Win McNamee/Getty Images3 de 3

Trump e Netanyahu

Sarah Silbiger/Getty Images

Veja aqui quais os pontos do plano de paz de Trump a Gaza.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *