CE: boato sobre chá milagroso leva fiéis a danificar “santo”. Vídeo

CE: boato sobre chá milagroso leva fiéis a danificar “santo”. Vídeo

Dias após a inauguração da primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização do entorno da estátua de São Francisco das Chagas, na cidade de Canindé (CE), a base do monumento já está danificada. Isso porque circulou na cidade um boato de que os ladrilhos, quando usados para fazer um chá, poderiam curar doenças.

Um vídeo registrado no domingo (14/9) mostra uma mulher, que ainda não teve a identidade confirmada, retirando ladrilhos da base da estátua. Veja as imagens:

Monumento de fé

A estátua de São Francisco das Chagas foi erguida no Alto do Moinho e é considerada uma das grandes atrações turísticas do Ceará, uma das mais importantes para religiosos cearenses. O monumento possui uma escada com 125 degraus, que leva até um mirante com capacidade para 15 pessoas. Ela surgiu das mãos do artista cearense Deoclécio Soares Diniz, mais conhecido como “seu” Bibi.

Em nota, a Prefeitura de Canindé, responsável por manter a estátua, classificou o ato como vandalismo e afirmou que a ação, “longe de representar um gesto de fé, configura dano ao patrimônio público e está sujeita às sanções previstas em lei”.

Após o episódio, a Área Pastoral São Pedro informou que vai reforçar com os fiéis a importância de respeitar os monumentos públicos. A Igreja pretende conscientizar a comunidade, especialmente turistas que visitam o local.

Entrega da obra

A obra da primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização do entorno da Estátua de São Francisco, em Canindé, foi entregue pelo governo do estado na sexta-feira (12/9). O espaço de acolhimento está localizado ao lado do monumento e reúne um centro de compras e restaurantes.

O Complexo Comercial contempla uma área de 1.860 m². O investimento destinado a ambos supera os R$ 13 milhões. As obras foram entregues próximo aos festejos de São Francisco.

Neste ano, o evento acontece de 24 de setembro a 4 de outubro. Considerada a maior do Brasil e segunda maior do mundo dedicada a São Francisco das Chagas, a romaria reúne milhares de fiéis no município ao longo dos dez dias de programação.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *