Com câncer de pulmão, ex-Globo revela nova suspeita e pede orações

O jornalista Jonas Almeida, que integrou o time de apresentadores da Globo, voltou a falar publicamente sobre sua batalha contra o câncer de pulmão. Nas redes sociais, ele revelou que seguirá em tratamento com radioterapia e imunoterapia por dois anos e contou que exames recentes apontaram uma nova suspeita.
“Fiquei devendo esse registro da semana passada e esses 6 olhinhos não mentem: essa última quimioterapia não foi fácil. O tratamento segue por mais 2 anos com radioterapia e imunoterapia. Apareceu uma suspeita e eu gostaria de pedir a oração de vocês. Ainda estou fazendo mais exames”, disse o jornalista.
A publicação também serviu como espaço para um desabafo. Jonas falou sobre as dificuldades emocionais que vêm junto com a doença: “Mas fazia tempo que eu não dava uma desabada… Chorar largado, sabe… Não dá para pular a dor. Semana passada, numa troca de mensagens com uma amiga, ela disse: ‘Acho que nessas horas temos que acolher a dor, respeitar nosso tempo, e, então, fazer o que quer que a gente queira…’”.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Kelly Maria e Jonas Almeida
Reprodução/Instagram2 de 5
Kelly Maria e Jonas Almeida
Reprodução/Instagram3 de 5
Jonas Almeida
Reprodução4 de 5
Jonas Almeida
Reprodução5 de 5
Jonas Almeida
Reprodução
Mesmo diante do desgaste, ele não deixou de agradecer o carinho dos seguidores: “E, como nunca vou cansar de repetir, isso tudo não pode ser em vão.”
O jornalista aproveitou o momento para fazer um alerta de saúde. “Se você tem uma dor diferente que está chamando sua atenção, procure um médico. Não custa nada. Se eu tivesse esperado mais 6 meses pra fazer exames, segundo meus médicos, eu teria muito menos chance com a mutação agressiva que eu tive. O câncer hoje em dia não é mais aquele bicho-papão se for diagnosticado cedo. O diagnóstico precoce salva”, afirmou.
Jonas encerrou a mensagem reforçando a importância da vida e da fé: “E nossa vida é preciosa demais pra gente e pra quem a gente ama e nos quer bem. Deus tá sempre dando recados, que sorte a nossa. Vamos juntos, turma!”.
A luta dele começou meses atrás, em maio, quando uma gripe o levou a fazer uma tomografia — exame que revelou o tumor.
Pouco depois, ele passou por uma cirurgia para retirar 20% do pulmão e iniciou sessões de quimioterapia. Em outro relato, o jornalista lembrou do apoio da filha Malu, que lhe deu coragem antes de uma cirurgia: “Malu me chamou antes de sair, me deu essa pulseira e disse: ‘Pai, segura forte a minha pulseira que ela vai te dar coragem’. Quem vai duvidar…”.
Veja o post:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jonas Almeida (@jonasalmeida)