Com escalada em tensão geopolítica, petróleo sobe pelo 3º dia seguido

Com escalada em tensão geopolítica, petróleo sobe pelo 3º dia seguido

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (10/9), em meio ao aumento nas tensões geopolíticas internacionais, o que levou operadores a incorporarem maior prêmio de risco aos preços da commodity.


O que aconteceu

  • No fechamento do mercado, o contrato futuro petróleo do tipo Brent (referência para o mercado internacional) com vencimento em novembro avançou 1,65%, com o barril negociado a US$ 67,49 na Intercontinental Exchange (ICE).
  • Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o WTI (referência para o mercado norte-americano) com vencimento em outubro subiu 1,66%, cotado a US$ 63,67 por barril.

Tensão internacional

Nesta quarta-feira, investidores repercutiram o ataque de Israel ao Catar, na véspera, que agravou a tensão na Faixa de Gaza e reduziu as perspectivas de um cessar-fogo no conflito entre israelenses e o Hamas.

O Catar apresentou uma denúncia à Organização das Nações Unidas (ONU) e acusou o governo israelense de ter praticado um “ataque covarde”, atingindo prédios residenciais em Doha.

Os investidores também monitoraram o noticiário envolvendo a escalada nas tensões entre Rússia e Ucrânia, em meio a uma guerra que já dura mais de três anos.

Novos ataques aéreos russos, nesta quarta, deixaram pelo menos 20 mortos na Ucrânia. As forças da Rússia invadiram o espaço aéreo da Polônia, o que suscitou preocupações acerca de um possível ataque mais abrangente.

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam no vermelho.

O petróleo perdeu fôlego durante o dia, especialmente depois que o Departamento de Energia dos Estados Unidos reportou um aumento no nível de estoques da commodity no país na última semana.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *