Com Tarcísio presidenciável, prefeito tiktoker mira governo de SP

Conhecido por viralizar nas redes socias com virais, o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), cogita sair candidato ao governo do estado se Tarcísio de Freitas (Republicanos) virar candidato a presidente. Ao Metrópoles, o prefeito, que tem mais de 3,3 milhões de seguidores no Tik Tok, disse que a disputa pelo Senado também é uma opção.
Nas últimas semanas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, passou a ganhar ainda mais endosso do Centrão para ser o presidenciável do campo da direita em 2026. Uma ala de bolsonaristas também passou a vê-lo com mais otimismo para uma candidatura presidencial, uma vez que passou a apoiar publicamente o avanço da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.
No entanto, Tarcísio só vai disputar o Planalto se tiver o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda resiste em indicar um sucessor do seu espólio mesmo inelegível e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de estado.
A avaliação de Manga é de que o governador só vai tomar uma decisão final sobre o tema em dezembro ou janeiro.
Para o prefeito de Sorocaba (SP), se o governador sair para a disputa presidencial, quem ele indicar terá mais chances de ganhar em São Paulo. “Tarcísio vai apoiar um nome, e esse nome terá mais chances”, avalia. E esse espólio que o político pretende buscar junto ao governador.
Manga reconhece que o caminho não é fácil, uma vez que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também tem o mesmo desejo. No entanto, ele não descarta concorrer no voto ao Palácio dos Bandeirantes contra o prefeito paulistano.
Já no cenário de Tarcísio concorrer à reeleição, o prefeito enxerga que o governador seguirá no Republicanos e não vai trocar a sigla pelo PL, de Bolsonaro. Se ele seguir na legenda, o prefeito vê a possibilidade de o seu partido se tornar uma “espécie de PSDB”, com domínio majoritário sobre São Paulo.
Para as eleições de 2026, o prefeito descarta concorrer se não for um cargo majoritário. Ele pensa apenas no governo ou no Senado. Também diz que, no futuro, pensa em ser candidato a presidente da República.
Disputa presidencial
Questionado pelo Metrópoles sobre como ele vê as eventuais candidaturas de Tarcísio ou de Michelle Bolsonaro, o prefeito de Sorocaba avalia que o governador de São Paulo tem experiência de gestão a seu favor para concorrer, enquanto Michelle tem a pauta social e os evangélicos como suporte para se cacifar.
O prefeito descarta uma chapa presidencial Tarcísio-Michelle. Na visão do político, os dois juntos não angariam mais apoios do que individualmente e a chapa precisa ter um membro do Nordeste.
“O Nordeste precisa estar na composição [da chapa presidencial]”, afirmou Manga. Um dos nomes cotados para ser vice de uma eventual candidatura de Tarcísio é o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), que é de um estado nordestino.
Prisão de Bolsonaro “é prejuízo”
O prefeito de Sorocaba é contra a prisão domiciliar de Bolsonaro e diz que sua reclusão é ruim para a democracia. Para ele, haverá prejuízo eleitoral para a direita nas negociações para as eleições de 2026.
Manga também diz que a ação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos é “justificável” porque ele é um filho que “está vendo as injustiças” que estão sendo cometidas contra seu pai. Para o prefeito, o Brasil tem atualmente uma politização das instituições.
Prefeito tem curso “Politiktok”
Sucesso no TikTok e também no Instagram, onde tem mais de 3,6 milhões de seguidores, o prefeito de Sorocaba tem um curso chamado “Politiktok”, para capacitação de jovens sobre redes sociais.
Manga disse que com sua influência quer que mais jovens se interessem pela política. Ele declara que a sua forma de lançar vídeos virais sobre assuntos sérios foi criticada por diferentes políticos, inclusive aliados, no início, mas depois aliados e até adversários passaram a usar a mesma estratégia.