Conheça a arte marcial Wushu; torneio será transmitido pelo Metrópoles

Conheça a arte marcial Wushu; torneio será transmitido pelo Metrópoles

O Metrópoles transmitirá, com exclusividade em língua portuguesa, o 17º Campeonato Mundial de Wushu, que acontecerá a partir desta quarta-feira (3/9).

As competições acontecerão no Ulysses Centro de Convenções, localizado no Eixo Monumental, até o próximo domingo (7/9), sempre a partir das 9h. As transmissões serão feitas ao vivo, com imagens e de graça, no canal do YouTube do portal Metrópoles.

O Wushu é uma arte marcial criada e desenvolvida na China, conhecida no Ocidente como Kung Fu. A prática envolve filosofias populares e práticas do povo oriental ao longo dos últimos cinco mil anos.

Além disso, é considerada uma maneira de cultivar o corpo, a mente e o espírito de forma benéfica e também é praticada como sistema de ataque e defesa pessoal.

O Wushu é dividido em duas modalidades: Sanda e Taolu. O Sanda é um combate desarmado, no qual os lutadores utilizam técnicas de luta livre e defesa.

No Sanda, os competidores devem usar equipamentos de proteção, como luvas, protetores de cabeça, tórax, bucal e protetor genital. A disputa é composta por três rounds de dois minutos cada. Podem ser atacados: a cabeça, o tronco (incluindo o peito, abdômen, cintura e costas) e as pernas. Vence a luta quem conquistar dois rounds dos três ou nocautear o adversário.

2 imagens

Demonstração de luta de Wushu na modalidade Taolu

1 de 2

Demonstração de luta de Wushu na modalidade Sanda

Divulgação / IWUF

2 de 2

Demonstração de luta de Wushu na modalidade Taolu

Divulgação / IWUF

Já no Taolu, o competidor realiza demonstrações coreografadas, com técnicas pré-determinadas e baseadas em princípios e filosofias de ataque e defesa. Podem incluir técnicas de agarrões, arremessos, lutas, rasteiras, saltos, perna, mão e de equilíbrio.

Na competição, o atleta deve executar rotinas de apresentação, em que são avaliadas a qualidade dos movimentos, desempenho e o grau de dificuldade, bem como outros critérios individuais.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *