COP: convite de Lula para Trump espera resposta há ao menos 17 dias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou, no último dia 13/8, que enviou uma carta convite para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteja na Conferência das Partes (COP30). O evento está marcado para ser realizado de 10 de novembro a 21 de novembro deste ano em Belém (PA).
Durante uma entrevista coletiva on-line sobre a COP30, realizada nessa quinta-feira (28/8), o presidente do evento, embaixador André Correa do Lago, afirmou que não tem ciência de uma resposta de Trump a respeito do convite.
O Metrópoles procurou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na quinta e questionou se Trump havia dado uma resposta a Lula. No entanto, a pasta orientou que a pasta procurasse a Embaixada dos EUA. O contato foi feito também na quinta via e-mail da assessoria de imprensa, no entanto, não houve resposta.
Ao falar do envio do contato no último dia 13, Lula não detalhou qual teria sido o dia exato do envio do convite. Trump e Lula têm uma relação de distanciamento. A relação foi marcada por trocas de farpas após o tarifaço imposto pelo norte-americano. Lula disse no último dia 5 que ligaria para Trump, mas não para falar dos entraves comerciais.
“Eu não vou ligar pro Trump para [conversar sobre tarifas], porque ele não quer falar. Mas pode ficar certo que eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP, porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou Lula. Depois disto, Lula não tocou mais no assunto de uma possível ligação para o republicano.
A exemplo do que ocorreu no primeiro mandato de Trump, o presidente norte-americano tirou os EUA do Acordo de Paris novamente.