CPMI do INSS: deputado comete gafe ao acusar Lula de homofobia; vídeo

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) cometeu uma gafe durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abriu seus trabalhos nesta terça-feira (26/8).
Ao criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela fala sobre uma fotografia que mostra um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, o parlamentar confundiu o termo “racismo” com “homofobia”.
Veja:
“Eu fiquei desapontado com a homofobia deste presidente do Brasil em dizer que negro e sem dente”, começou a falar, quando foi corrigido pelos colegas.
“Racismo, aliás, em dizer que negro sem dente nã0 pode aparecer para o mundo. Eu fiquei desestabilizado. O racismo total imposto por esse presidente aos negros”, disse o deputado, se dizendo “indignado”.
A fala do chefe do Executivo foi no sábado (23/8), durante evento em Sorocaba (SP). Na ocasião, Lula criticou a foto de um homem negro usada pelo governo federal em uma campanha publicitária que seria apresentada na Europa.
Segundo o petista, uma fotografia com um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca” seria preconceito. Em nota, o Ministério da Igualdade Racial se posicionou:
“O presidente Lula, em sua declaração, relata um episódio e nele já aponta o preconceito racial expresso na escolha da referida imagem. Na sequência imediata, faz uma importante crítica ao estigma que pesa sobre as pessoas negras, além de indicar que sabe quem mais sofreu com a falta de políticas públicas para a saúde bucal, criando e retomando o programa Brasil Sorridente para beneficiar aqueles que mais precisam”, diz a nota.