CPMI espera “Careca do INSS” para depor nesta quinta (25/9)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda o empresário e lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, na sessão desta quinta-feira (25/9) para prestar esclarecimentos acerca da fraude do INSS. Ele tinha sido convocado a comparecer no colegiado em 15 de setembro, mas conseguiu na Justiça o direito de não comparecer e acabou não indo.
Preso deste 12 de setembro, o “Careca do INSS” é apontado como um dos principais operadores do esquema que desviou milhões de aposentados e pensionistas. Ao Metrópoles, a defesa do empresário confirmou que, desta vez, Antônio vai comparecer à CPMI.
Fraudes bilionárias
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Antonio Antunes, o Careca do INSS, sentado em uma poltrona de uma aeronave
Foto obtida pelo Metrópoles2 de 4
Lobista Antonio Antunes, o Careca do INSS
Reprodução/TV Senado3 de 4
Carro apreendido na casa do Careca
Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo4 de 4
Veículos apreendidos na casa do Careca do INSS
Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo
Leia também
-
Tácio Lorran
CPMI do INSS quer “superpoderes” contra “fujões” de depoimentos
-
Paulo Cappelli
INSS: Câmara convocará Lewandowski para questionar investigação
-
São Paulo
Empresário da Farra do INSS usou fintech e doleiro ligados ao PCC
-
Tácio Lorran
“Careca do INSS” mandou vender carro de aliado de senador do PDT
A presença do “Careca do INSS” na comissão é de forma espontânea, visto que na semana passada o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou facultativo a presença do lobista na CPMI.
“Careca do INSS”
- “Careca do INSS” está preso desde o último dia 12 de setembro. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF).
- Ele é apontado como um dos principais nomes responsáveis pela fraude do INSS.
- No dia 11 de setembro, Antônio teve a quebra dos sigilos bancário, telemático e fiscal aprovados pela CPMI.
- Dono de uma frota de carros de luxo e diversas empresas abertas em seu nome, Antônio é um lobista discreto de Brasília.
- Ex-superintendente de marketing de uma gigante do ramo de planos de saúde, ele tem procurações para atuar em nome de entidades que cobram mensalidades associativas de aposentados e ganha dinheiro por meio de contratos de “consultoria” e até de serviços relacionados a redes sociais.
- Com boas relações e êxito nesses acordos, Antunes nunca foi servidor do órgão, mas é conhecido nesse mercado como o “Careca do INSS”
Na segunda-feira (22/9), presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou que a oitiva do “Careca do INSS” é uma das mais importantes, no qual enquadra Antônio como o principal organizador da Fraude do INSS.
“Desta vez temos o compromisso do advogado. Temos também o desejo dele de participar, ainda que fique calado. E temos a liberação do Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro André Mendonça, para que possamos ouvir com toda tranquilidade aquele que é considerado o principal organizador de todo esse esquema criminoso”, disse.
“Carregador de mala”
Na última terça-feira (23/9), Carlos Viana deu voz de prisão ao economista e empresário Rubens Oliveira Costa, apontado como sócio e “carregador de malas” do “Careca do INSS”. Segundo a PF, ele é responsável por saques em espécie e pelo envio de propinas a servidores do INSS.
Costa também teria desempenhado papel relevante na lavagem de dinheiro, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos desviados. Ele foi detido após prestar depoimento à CPMI.
Patrimônio
Discreto, o “Careca do INSS” comprou três Porsches zero quilômetro no último ano. Ele também é dono de outros carros de luxo, que estão em seu nome e de suas empresas. Em 2024, comprou um casarão no Lago Sul, em Brasília, por R$ 3,3 milhões, e demoliu o imóvel em junho.