Defesa tenta desvincular Heleno de Bolsonaro: “Afastamento comprovado”

Defesa tenta desvincular Heleno de Bolsonaro: “Afastamento comprovado”

O advogado do general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno usou, na manhã desta quarta-feira (3/9), o palanque no julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar desvincular o cliente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“General Heleno foi uma figura política importante, tanto pra eleição quanto para o governo. Mas este afastamento é comprovado. Este afastamento da cúpula decisória”, argumentou o defensor.

Acompanhe o julgamento ao vivo:

O jurista usou boa parte do tempo da sua sustentação oral para refutar as acusações da Procuradoria-Geral da República de que Heleno teria “politizado” a GSI durante a sua gestão. O defensor trouxe a fala de uma testemunha que destaca a ligação do general com Bolsonaro, mas negou interferência do ex-presidente no GSI.

“Então, eu concluo dizendo que o GS/ não foi politizado, mas o general Heleno, realmente, ele desempenhou esse papel de político pela proximidade com o presidente, inclusive defendendo o presidente em entrevistas, nas redes sociais. Mas o GSl, como um todo, não foi politizado”, diz a testemunha em trecho lido pelo advogado de Heleno.

A defesa também traz fala do general Freire Gomes, durante audiências de testumunhas do núcleo 1. “Nenhum militar foi procurado pelo general Heleno. Nenhum militar foi pressionado. Nenhum. E que provas traz a defesa? As que estão aqui. Que provas traz o Ministério Público? Nenhuma”, reforçou o jurista.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *